Aproveite! USP abre 50 mil vagas para curso on-line e gratuito sobre IA

Novidade integra as comemorações dos 90 anos da instituição. Inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 de março.

A Universidade de São Paulo (USP) está com uma novidade imperdível para quem deseja aprender um pouco mais sobre o universo da inteligência artificial. A instituição decidiu oferecer um curso introdutório totalmente gratuito.

Quatro professores, especialistas no assunto, vão explicar os conceitos básicos e ensinar aos estudantes como funciona o processamento de linguagem natural, a visão computacional, o aprendizado de máquina e outros aspectos relacionados.

Ao todo, 600 vagas estão disponíveis para quem desejar acompanhar o curso presencialmente e mais 50 mil para quem preferir a modalidade a distância. As aulas serão ministradas via YouTube e terão 6 horas de duração.

A novidade faz parte das comemorações dos 90 anos da USP. Qualquer pessoa interessada em saber um pouco mais sobre inteligência artificial pode se inscrever.

O curso ocorrerá no dia 5 de abril, dividido em dois períodos: das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Uma das entradas da Universidade de São Paulo – Foto: Reprodução

Requisito para fazer curso da USP sobre IA

Na modalidade presencial, o único requisito exigido pela USP é que a pessoa inscrita tenha condições de comparecer ao local onde as aulas serão oferecidas.

Tudo ocorrerá no Centro de Difusão Internacional da universidade, que fica no campus do Butantã, em São Paulo. As inscrições já estão abertas.

Se você optar pela modalidade presencial, basta acessar o Sistema Apolo da USP até 25 de março ou enquanto restarem vagas. Você pode realizar sua inscrição por meio deste link.

No caso da modalidade a distância, o único requisito é ter conhecimentos básicos sobre o uso de computador e acesso à internet.

Isso é necessário, claro, para acompanhar as aulas e para fazer a atividade de avaliação final.

As inscrições seguem a mesma lógica da modalidade presencial, mas em um link diferente do sistema.

Elas estarão abertas até 25 de março ou enquanto restarem vagas. Se você deseja participar dessa modalidade, clique aqui.

Detalhes sobre o curso da USP

Um detalhe importante é ficar atento aos dados informados no formulário de inscrição. Insira tudo corretamente, principalmente nome e endereço de e-mail, pois o certificado será enviado para ele após a conclusão.

Os quatro professores envolvidos no curso fazem parte do projeto Synestech.AI e do Centro de Inteligência Artificial da USP (C4AI).

São eles: o professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e os professores Roberto Marcondes Cesar Junior, Roberto Hirata Junior e Nina Hirata, todos do Instituto de Matemática e Estatística (IME).

Fora as aulas, os inscritos poderão participar, ainda, de bate-papos virtuais sobre inteligência artificial, que ocorrerão na semana seguinte, entre 8 e 12 de abril, sempre das 14h às 15h, via Google Meet.

Confira abaixo os conteúdos que serão abordados no curso.

Ementa do curso da USP sobre inteligência artificial – Foto: USP/Reprodução

você pode gostar também