Presentear professores com maçãs é uma prática dos séculos passados
As relações nos séculos passados eram muito diferentes das que temos hoje em dia.
Presentear professores com uma maçã se tornou algo frequente. Muitas vezes, reproduziu-se esse ato em séries e filmes, o que influenciou na tradição. Mas pouco se sabe sobre a origem desse hábito. Assim, ao voltar no tempo, é possível saber mais. Por isso, acompanhe a leitura e entenda por que damos maçã aos professores!
Com o passar dos anos, a prática de presentear os professores se perdeu
De acordo com o site Dictionary, a origem dessa prática é escandinava e começou no século 16. A principal justificativa para essa tradição está relacionada ao pagamento insuficiente dos professores.
Nesse período em questão, a maioria no grupo de professores era composta de mulheres solteiras, e as famílias dos alunos se responsabilizavam por mantê-las na atividade por meio das trocas com os presentes. O acolhimento dos alunos na escola era integral, ou seja, elas cuidavam durante todo o dia das crianças para que os pais trabalhassem.
Acredita-se que a escolha da maçã como principal presente se relaciona ao valor da fruta na época em questão, principalmente nas regiões mais frias do planeta. Além de simbolizar o amor pelo professor, adiciona-se a maçã a receitas de comidas e bebidas alcoólicas.
A sidra, feita com a maçã, era a bebida alcoólica principal das colônias europeias. Mais segura, muitas vezes, que o consumo da própria água. Assim, essa fruta era uma grande moeda de troca.
Com o passar dos anos, a profissão de professor foi valorizada principalmente no período do Iluminismo, quando o intelectual passou a ser algo significativo. Desse modo, ter um professor particular simbolizava um status de poder entre as famílias.
A troca por alimentos passou a ser cada vez menos necessária e mais simbólica. Assim, a presença da maçã na mesa representava a importância dos professores. Outro ponto importante é que a escolha por presentear os professores no início do ano coincidiu com o início da colheita.
Com a globalização, as relações acabaram se modificando e a prática de presentear o professor com uma maçã se perdeu um pouco. Mas, no Dia dos Professores, algumas instituições permitem aos pais e alunos presentearem os professores com artigos mais elaborados.