Você tem superstições? Saiba como tradições e rituais podem nos trazer benefícios

A tecnologia segue sempre avançando, mas as tradições e os rituais ainda continuam com as suas raízes em evidente significância.

Nas épocas de Natal, Hanukkah e Kwanzaa, entre muitas outras celebrações, tomam conta dos pensamentos das pessoas e também de suas carteiras as cerimônias de que nossos ancestrais participam desde tempos remotos.

Todos esses casos são exemplos de tradições que, em muitos casos, são acompanhadas de rituais. Uma “tradição” se refere à transferência de costumes e crenças que vai de uma geração para outra.

Por sua vez, um ritual diz respeito a diversas ações feitas de acordo com uma ordem definida e que, normalmente, está inclusa em um sistema simbólico mais amplificado, como religião ou filosofia.

Foto: Pexels/Reprodução

Tradições e rituais

Realizar a comemoração de aniversários é uma tradição, já soprar as velas que ficam em um bolo é um ritual. Da mesma forma, o casamento é considerado uma tradição, e realizar a troca de votos, um ritual.

Rituais novos podem ser inventados a qualquer momento. Para que se tornem uma tradição, eles apenas precisam ser entendidos e compartilhados por uma comunidade maior.

E não pense que são somente em grandes ações que os humanos realizam rituais. Alguns estão tão inseridos em nosso dia a dia que nem os percebemos mais.

Um exemplo disso é a forma como algumas pessoas fazem seu chá ou café pela manhã, o que pode ser considerado um ritual que elas praticam todos os dias.

Realizar um ritual tem origens muito remotas na humanidade. No entanto, localizar onde elas e seu desenvolvimento começaram não é fácil, uma vez que os rituais normalmente deixam poucos ou até mesmo nenhum rastro físico para os arqueólogos localizarem.

Por que os rituais podem nos beneficiar?

Os rituais podem ajudar a diminuir as ansiedades das pessoas, principalmente quando nós ou nossa família enfrentamos situações incertas ou momentos de crise.

Uma pesquisa recente revelou que, quando oramos ou cantamos juntos, é como se nos conectássemos. E, com isso, nossa ansiedade pode ser reduzida.

Isso explica o motivo pelo qual os parisienses começaram a cantar juntos enquanto assistiam à Catedral de Notre Dame queimar no ano de 2019.

Os rituais também são capazes de reunirem as pessoas para celebrar a vida, assim como em um aniversário, no Natal, na festa de Réveillon, entre outras celebrações.

Assim como em nascimentos, casamentos e óbitos, pessoas fazem rituais e seguem tradições no mundo. E esses eventos servem para reunir e incentivar as pessoas com seus amigos e familiares.

Em suma, os rituais nos ajudam a recordar e dividir muitas informações culturais. Quando aprendemos um padrão de comportamento através de ritual, podemos receber informações e, mais tarde, recuperá-las com mais facilidade.

você pode gostar também