Polêmica: motorista de Uber cobra taxa extra por ar e CHOCA internet
Passageira foi surpreendida ao se deparar com cobrança adicional, por parte do motorista, devido ao uso do ar-condicionado. no aplicativo.
Na terça-feira (12), a advogada carioca Karina Bruno solicitou um UberX para um deslocamento comum, mas surpreendeu-se com uma mensagem peculiar afixada no banco do passageiro pelo motorista.
A inusitada notificação informava que o uso do ar-condicionado no veículo estava subordinado ao pagamento de uma taxa extra.
O inesperado anúncio da cobrança adicional
Motorista cobra valor à parte para ligar o ar-condicionado – Imagem: Freepik/Reprodução
Ao entrar no carro, Karina se deparou com uma mensagem estrategicamente colocada no banco do passageiro, informando que o ar-condicionado só seria ligado caso a(o) passageira(o) concordasse em pagar uma taxa adicional.
O texto detalhava com precisão que seriam cobrados R$ 0,50 por quilômetro rodado, com um valor mínimo de R$ 5, a ser pago em dinheiro, Pix ou cartão, fora do aplicativo.
A resposta da Uber
Questionada sobre a situação inusitada, a Uber afirmou o que todos sabemos: o ar-condicionado é parte dos requisitos para o cadastro de automóveis em sua plataforma, independentemente da modalidade de viagens oferecida (UberX, Comfort, Black etc.).
No entanto, a empresa destacou que não existe uma obrigatoriedade ou proibição do uso do ar-condicionado durante as viagens.
A empresa reforçou que tanto o motorista parceiro como o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com qualquer situação.
Além disso, a Uber ressaltou a importância do sistema de avaliação mútua, em que ambas as partes podem avaliar a experiência da viagem, visando a melhor do serviço para toda a comunidade.
A empresa também alertou que cobranças adicionais realizadas fora da plataforma não são permitidas, violam as regras de segurança do Código da Comunidade Uber e podem resultar na desativação da conta do motorista envolvido.
De todo modo, a situação levanta questões sobre a interpretação das políticas da empresa por parte dos motoristas parceiros.
Nisso, destaca-se a importância de um alinhamento claro e coerente entre os prestadores de serviço e a plataforma para assegurar uma experiência positiva e transparente aos usuários.