Uber fecha parceria com a Motional, empresa estadunidense especializada em carros autônomos

Uber considera que o uso de carros autônomos ajudará a diminuir o tempo de espera e os custos das viagens para os usuários do aplicativo.

A Uber, empresa que ficou conhecida no mercado de mobilidade, fechou uma parceria de dez anos com a empresa americana Motional, que é conhecida por produzir carros autônomos, ou seja, carros que não possuem a necessidade de terem um(a) motorista para se locomover.

O acordo entre as empresas foi divulgado na última quinta-feira (6) e diz que a empresa de mobilidade agora contará com carros elétricos e autônomos, sendo esses do modelo IONIQ 5, da Hyundai, com a tecnologia autônoma da Motional.

Esses novos carros, segundo a empresa, serão direcionados a mercados selecionados, e as empresas acreditam que essa novidade tem potencial para atrair milhões de clientes para as marcas.

Em 2021, o IONIQ 5 já mostrou para o público seu potencial. Agora, esse modelo que será aderido pela Uber já fez mais de cem mil passeios, mas, em seu primeiro, ele percorreu os Estados Unidos sem a necessidade de um motorista a bordo, contando apenas com a inteligência tecnológica desenvolvida pela Motional.

A empresa automobilística destaca que essa parceria é uma inovação para o setor de mobilidade, já que não necessita de um motorista e isso diminuiria o tempo de espera por um carro, além dos valores das corridas.

Tanto a Uber quanto a Motional destacam que essa parceria só é possível graças a um programa-piloto em que esses carros foram testados e fizeram entregas pelo Uber Eats pelas ruas de Los Angeles.

O CEO da empresa americana de automóveis, Karl Iagnemma, conta que:

“Este acordo será fundamental para a adoção de táxis autônomos em larga escala. A Motional agora tem acesso a milhões de usuários e um roteiro para escalar significativamente nos próximos dez anos.”

Já a empresa Uber justifica que o uso desses carros, que dispensam a necessidade de se ter motoristas, servirá para diminuir o tempo de espera e os custos para o cliente, visto que a empresa não teria que se preocupar com a porcentagem do condutor.

A empresa ainda diz que esses carros deverão estar disponíveis para corridas no aplicativo ainda este ano, e o uso do modelo escolhido, IONIQ5, estará disponível nas categorias da Uber, UberX e Uber Comfort Eletric, começando inicialmente em apenas em algumas cidades dos Estados Unidos.

você pode gostar também