Planta mais perigosa do mundo encontra um novo lar no Reino Unido; conheça Gympie-Gympie
A venenosa Gympie-Gympie, conhecida por sua picada dolorosa e efeitos devastadores, agora faz parte do Poison Garden de Alnwick, no Reino Unido.
Uma das plantas mais temidas do mundo, a Gympie-Gympie, chegou ao Reino Unido trazendo consigo uma picada tão intensa que é conhecida por provocar até mesmo pensamentos suicidas.
Gympie-Gympie: conheça planta mais temida do mundo
Comparada a uma sensação de ser eletrocutado(a) e queimado(a) ao mesmo tempo, essa planta venenosa tem sido mantida em jardins botânicos para evitar acidentes graves. No entanto, um aventureiro britânico decidiu cultivá-la em sua própria casa, uma escolha altamente desaconselhada.
Atualmente, o Gympie-Gympie encontrou um novo lar no Poison Garden de Alnwick, onde está trancado e protegido a sete chaves. Localizado em Alnwick Garden, Northumberland, o Poison Garden abriga cerca de 100 plantas tóxicas, intoxicantes e narcóticas, desde a beladona mortal até a cicuta, estricnina e a gigante hogweed.
Originária das florestas tropicais da Austrália e da Indonésia, a planta pertence à família das urtigas Urticaceae. Desde sua descoberta, em 1866, quando o cavalo de um agrimensor foi picado e morreu em questão de horas em estado de insanidade, o Gympie-Gympie ganhou fama pela dor intensa que causa.
Imagem: BBC/Reprodução
Como é a dor causada pela Gympie-Gympie?
Segundo relatos, as pequenas agulhas da planta provocam uma sensação de queimação que se intensifica nos próximos 20 a 30 minutos e pode durar semanas ou até meses.
A simples aproximação da planta por um segundo já pode desencadear uma experiência de dor excruciante. Além disso, pessoas relataram erupções cutâneas graves, inchaço dos membros e insônia devido à dor insuportável que ela provoca.
Acredita-se que pelo menos um caso de suicídio esteja relacionado a um encontro doloroso com o Gympie-Gympie, quando um homem supostamente se atirou após um encontro traumático com a planta.
Apesar dos perigos associados a essa planta, os especialistas em plantas venenosas de Alnwick não hesitaram em incluí-la em seu jardim.
O Poison Garden tem sido uma criação da duquesa de Northumberland, Jane Percy, que decidiu trazer vida nova aos jardins do castelo de Alnwick após o falecimento súbito de seu cunhado.
Com o objetivo de educar e despertar o interesse das crianças, Percy se inspirou em um famoso jardim venenoso que pertencia à família Medici, em Pádua, na Itália.
Ela acreditava que as crianças se sentiriam mais atraídas por saber como as plantas podem ser letais, em vez de apenas conhecer as propriedades medicinais de algumas delas.
Como é um passeio pelo Poison Garden?
Dentro do Poison Garden, os visitantes são avisados para não cheirar, tocar ou provar nenhuma das plantas. Os limites são protegidos por portões de ferro preto com advertências de perigo e até mesmo caveiras e ossos cruzados.
Os visitantes só têm acesso ao jardim por meio de visitas guiadas, e há casos raros de desmaios causados pela inalação de gases tóxicos presentes no ambiente.
Embora seja fascinante conhecer as plantas venenosas e suas propriedades, é importante respeitar a segurança e evitar qualquer contato com o Gympie-Gympie e outras espécies perigosas.
O Poison Garden de Alnwick serve como um lembrete sombrio da beleza e da ameaça que algumas plantas podem representar.