De olho no meio ambiente: Saiba como descartar seu lixo eletrônico da forma correta

Uma grande empresa ajuda na coleta dos lixos gerados por eletrônicos.

À medida que a tecnologia avança, o lixo que se produz ao longo do processo de produção e descarte é uma preocupação para as grandes organizações que se destinam a cuidar do meio ambiente. Ainda que esse seja um assunto importante, existe pouca veiculação de como descartar o lixo eletrônico corretamente. Descubra como você deve agir.

Formas de descartar o lixo corretamente

Para evitar qualquer problema ao planeta e às diferentes espécies, os lixos eletrônicos, como computadores, celulares, entre outros, devem receber o destino apropriado.

Alguns estudos realizados em 2019 apontam que a população mundial produziu em um só ano aproximadamente 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico. A população brasileira é uma das maiores produtoras desses resíduos e uma das que menos recicla.

Como devemos descartar o lixo produzido?

A empresa sul-coreana Samsung criou um programa de auxílio em reciclagem chamado RE+. Um dos principais objetivos é encaminhar todos os eletrônicos descartados para o espaço adequado. Além disso, a empresa coleta qualquer aparelho, sendo da sua marca ou não.

como descartar o lixo eletrônico
Foto: Lynn Johnson/Reprodução

A Samsung recolhe qualquer tipo de eletrônicos, desde pilhas a TV, de forma prática. Assim, com o uso desse sistema, a principal dúvida de como descartar corretamente o lixo eletrônico é sanada.

Caso o objeto seja de pequeno porte, para entregar, basta ir a uma loja da Samsung mais próxima. Antes de finalizar a entrega, você precisa passar algumas informações em um formulário confirmando a doação. Aparelhos que contenham informações particulares devem ser atualizados para as configurações de fábrica a fim de evitar qualquer compartilhamento de informações.

No caso de eletrônicos de maior dimensão, por meio do e-mail log.reverse@samsung.com, você pode solicitar a retirada da sua residência.

Por fim, após recolher todo o lixo, a empresa encaminha aos órgãos responsáveis para posterior seleção e separação de componentes. Assim, o que for possível ser reciclado passa por um processo de transformação em matéria-prima. Já os que não podem são encaminhados para o setor de finalização ecologicamente correto.

você pode gostar também