Pesquisadores encontram maior animal de todos os tempos
Fóssil do gigante marinho foi encontrado na região dos Alpes Suíços. Confira.
Diariamente, cientistas buscam descobrir mais sobre a história do nosso planeta. Desta vez, pesquisadores do Journal of Vertebrate Paleontology encontraram evidências do que pode ser o maior animal que já habitou a Terra: um ictiossauro.
Apesar do nome diferente, as informações afirmam que a espécie viveu nos oceanos durante o período Triássico, sendo um tipo de gigante marinho carnívoro.
Material encontrado
A descoberta foi feita por intermédio de um dente encontrado. Pode parecer surreal, mas, com a tecnologia existente nos tempos atuais, foi possível identificar e estimar o tamanho da espécie. Martin Sander, da Universidade de Bonn, na Alemanha, contou ao Live Science:
“Não sabemos se se trata de um ictiossauro enorme com dentes acima da média ou, de fato, de um ictiossauro realmente gigantesco.”
Segundo os pesquisadores, o dente encontrado tem cerca de 10 centímetros, tamanho duas vezes maior em comparação ao dente do maior ictiossauro anteriormente descoberto.
O grupo de cientistas encontrou o fóssil na região dos Alpes Suíços, na década de 1990, porém só agora o material pôde ser devidamente analisado pelos pesquisadores da Universidade de Bonn.
Os ictiossauros
Espécie carnívora de dinossauros, os ictiossauros foram um grupo de répteis marinhos do período Triássico Inferior que viveram por volta de 250 milhões de anos atrás.
De acordo com o paleontólogo Dean Lomax, da Universidade de Manchester, essa espécie foi responsável por mudar o conhecimento sobre os gigantes dos mares.
“Antes do aparecimento dos ictiossauros gigantes, os principais predadores dos mares eram grandes peixes e invertebrados”, observa.
Os ictiossauros desapareceram tempos antes da extinção completa dos dinossauros, há cerca de 90 milhões de anos, durante o período Cretáceo Superior.