Pesquisadores desenvolvem bateria à base de alimentos; saiba mais

Cientistas desenvolveram uma bateria capaz de gerar energia elétrica com base em alimentos. Entenda mais sobre o assunto!

Uma pesquisa publicada na revista Advanced Materials, em março deste ano, pretende revolucionar a geração de energia. Isso porque pesquisadores responsáveis pelo estudo desenvolveram uma bateria recarregável à base de alimentos.

Isso mesmo que você leu. Os cientistas criaram uma bateria feita inteiramente de comida. O protótipo possui a capacidade de gerar energia elétrica para alimentar pequenos dispositivos eletrônicos.

Entenda tudo sobre a bateria feita à base de comida

A bateria surgiu com base em substâncias comestíveis e pode se dissolver completamente no estômago sem causar nenhum dano ao nosso corpo.

De acordo com os pesquisadores, a tecnologia pode ser empregada para alimentar sensores que monitoram condições específicas de saúde ou armazenamento de alimentos.

Além disso, os cientistas também apontaram que é possível o uso em brinquedos infantis, tornando-os ainda mais seguros, visto que há um risco alto de ingestão de bateria por crianças.

A composição da bateria é de riboflavina (uma vitamina) no ânodo (a extremidade “negativa”) e quercetina (um suplemento) no cátodo (a extremidade “positiva”).

Nesse sentido, a carga elétrica é gerada pelo eletrólito, que é uma solução aquosa, enquanto o separador, que evita curtos-circuitos, é feito de nori, uma alga comumente encontrada em sushi.

Confira a imagem da bateria a seguir:

Bateria
Foto: Ilic et al./Advanced Materials, 2023/Reprodução

Como você pode observar, o tamanho dessa bateria é muito grande. Por conta disso, nesse momento, os cientistas estão em busca de desenvolver e reduzir o tamanho para torná-la mais usual.

Isso porque a utilização, na prática, ainda está um pouco distante. No entanto, por meio desse protótipo, os cientistas esperam que haja novos desenvolvimentos na área.

Por fim, vale ressaltar que não são os únicos que estão desenvolvendo pesquisa na área. Na Suécia, um grupo de pesquisadores do Royal Institute of Technology desenvolveu uma bateria sustentável à base de coco, limão e madeira, capaz de aquecer e resfriar.

você pode gostar também