Pesquisa revela os nomes mais comuns dos pets brasileiros
Confira a lista dos nomes mais comuns para pets no Brasil, revelados por uma recente pesquisa! Veja as tendências e descubra se o nome do seu pet está entre os favoritos da nação.
Ter um bichinho de estimação traz várias responsabilidades, e uma delas é a empolgante tarefa de escolher um nome para o novo amigão, decidir como chamá-lo é uma escolha superimportante!
Assim como acontece com bebês, os nomes para pets também seguem tendências globais e populares, especialmente aqui no Brasil.
Hoje, vamos explorar esse universo e entender quais são os nomes mais populares entre os nossos fiéis companheiros.
As escolhas mais populares
Quais nomes pets formam o pódio de mais escolhidos pelos brasileiros? – Foto: FreePik/Reprodução
Uma pesquisa realizada pela Preply, plataforma de ensino de idiomas, revelou os nomes mais populares no Brasil. Entre as fêmeas, Nina, Mel e Lily são mais comuns, enquanto Bob, Thor e Fred lideram a lista entre os machos.
A pesquisa também mostra que nomes de espécies de outros animais, como Tigrão e Leão, são bastante populares para dar nome a cães e gatos.
Além disso, personagens famosos como Hulk, Scooby-Doo, Mingau, Romeu e Julieta também marcam presença na lista dos nomes mais queridos para pets.
No Brasil, as variações, seja no aumentativo ou diminutivo (33%), são campeãs entre os tipos de apelidos mais comuns. Um exemplo é o nome “Zé”, que pode se transformar em Zezinho, Zezão, e por aí vai. Em segundo e terceiro lugares, temos os carinhosos “filho” (30%) e “bebê” (28%).
Qual é a fonte de inspiração?
De acordo com a Preply, 17% dos brasileiros optam por nomear seus bichinhos inspirados em personagens de filmes, enquanto 16% buscam referências em figuras de desenhos animados.
No entanto, há também 18% que afirmam não ter uma inspiração específica, simplesmente decidem o nome que acreditam combinar bem com o animal.
A diretora de metodologia da Preply, Sylvia Johnson, falou sobre as escolhas feitas na hora de definir o nome para os animais de estimação.
“As pessoas costumam ser muito originais quando batizam os seus mascotes, escolhendo nomes estrangeiros inspirados em filmes, personagens, objetos, alimentos ou bebidas, sendo que essa decisão reflete os seus gostos, interesses e senso de humor. É curioso ainda notar como eles podem variar de acordo com a cultura e as tendências do momento”, afirmou.
A pesquisa revela que 35% dos entrevistados gostam de usar tanto o nome original de seus pets quanto apelidos carinhosos para interagirem no dia a dia. No entanto, 60% ainda prefere chamá-los exclusivamente pelo nome.
Comunicação em um idioma diferente
Durante a entrevista, a Preply identificou que 15% dos participantes preferem se comunicar com seus bichinhos em outro idioma, 9% optam pelo inglês.
Já 4% escolhem o espanhol para interagir com os pets, e impressionantes 40% variam o tom de voz frequentemente ao conversarem com seus companheiros peludos.
“Em um mundo cada vez mais globalizado, a escolha de nomes estrangeiros para nossos animais de estimação reflete fortemente a influência da cultura internacional. Essa tendência destaca a nossa conexão com diferentes línguas, ampliando as opções e as inspirações, ressaltando também como a linguagem transcende fronteiras e se torna parte da vida cotidiana”, concluiu Sylvia.
Veja quais são os apelidos mais populares para pets no Brasil:
-
Variações de nomes (aumentativo ou diminutivo) – 33%;
-
Filho – 30%;
-
Bebê – 28%;
-
Nenê – 22%;
-
Príncipe/Princesa – 21%;
-
Amorzinho – 17%;
-
Lindo – 16%;
-
Gordinho – 14%;
-
Gordo – 13%;
-
Fofo – 12%.