Peixe consegue ‘congelar o tempo’ e pode ajudar contra o envelhecimento

A habilidade desse peixinho pode trazer muitos benefícios para as pessoas que sofrem com algumas doenças durante a velhice. Confira!

Você já ouviu falar em uma espécie de peixe chamada killifish turquesa? Bom, esse peixinho desconhecido possui uma incrível habilidade de conseguir “congelar o tempo”. Mas, calma, não se assuste nem pense que isso tem relação com uma história de super-herói ou coisas do tipo.

O killifish turqueza é uma espécie que consegue pausar seu processo de desenvolvimento no decorrer de algumas situações que podem prejudicá-lo, como no caso de secas. Além disso, eles não envelhecem. E graças a isso esse peixinho consegue ser bem interessante e despertar a curiosidade de muitos pesquisadores.

Imagem: Reprodução

Por que ele é tão interessante?

Essa espécie de peixe é apenas encontrada em lugares como Zimbábue e Moçambique. O killifish turquesa consegue sobreviver em lugares com pouca quantidade de chuva, como em regiões semiáridas, onde há elevadas temperaturas e pouca umidade.

Eles ainda são capazes de preservar seus ovos, os quais são vistos como resistentes à extrema sequidão e ficam dormentes na lama por, no mínimo, um ano. Nesse mesmo período, os peixes desaparecem, pois ficam sem casa.

Algumas informações compartilhadas pelos pesquisadores mostram que, no momento em que se encontram “congelados no tempo”, as funções de crescimento não evoluem nem se desenvolvem.

“A natureza identificou maneiras de pausar o relógio”, disse a geneticista da Universidade de Stanford, Anne Brunet.

Sem dúvida, isso se torna muito benéfico para estudos ligados ao envelhecimento, principalmente contra as doenças relacionadas a esse momento da vida.

Além disso, quando se encontram em “congelamento”, eles não sofrem nenhum tipo de mudança, o que não acontece com os demais peixes.

Talvez, em um futuro próximo, os seres humanos consigam realizar uma descoberta e fazer esse processo em pessoas, contribuindo para a chance de uma vida mais longa e útil.

E aí, curtiu saber sobre essa novidade? Compartilhe esta informação com seus amigos e familiares!

você pode gostar também