Cientistas revelam que seres humanos podem ser descendentes de tubarões; Entenda

Cientistas revelaram que um antigo tubarão com espinhos emparelhados e armaduras ósseas, poderiam ser o ancestral mais antigo dos seres humanos.

Recentemente, logo após a descoberta de um fóssil paleozoico recuperado em um sítio arqueológico no condado de Shigian, província de Guizhou, no sul da China, os cientistas revelaram que um antigo tubarão com espinhos emparelhados e armaduras ósseas poderia ser o ancestral mais antigo dos seres humanos. Com essa descoberta, os cientistas passaram a entender e acreditar na existência de tubarões humanos. Isso mesmo!

Em homenagem ao Fanjingshan, um patrimônio mundial da UNESCO, o fóssil foi nomeado de “Fanjingshan Renovata“. O tubarão, com uma armadura óssea e espinhos emparelhados, foge de todos os padrões de peixes e tubarões já encontrados pelos cientistas até hoje.

Os tubarões humanos, como foram chamados, são até agora uma das muitas revelações que mais chocaram os cientistas e que, segundo eles, podem aproximar os seres humanos da vida aquática.

Essa revelação de que os seres humanos poderiam ser descendentes de tubarões é tida por muitos como engraçada. Isso porque, há pouco tempo, os banhistas da Flórida foram surpreendidos pelo aparecimento de três tubarões durante o final de semana do Memorial Day.

Há um vídeo que mostra o encontro de pessoas e tubarões, e a reação dos que ali estavam presentes não foi de pânico, mas de puro êxtase e choque, pois as pessoas rapidamente apontaram os peixes aquáticos como “tubarões-martelo recortados”.

Os tubarões estavam circulando bem ao lado do barco dos banhistas, tentando se aproximar cada vez mais das pessoas. Se os humanos fossem de fato descendentes dos tubarões, como seria possível explicar a relação entre predador e presa que certamente temos com esses animais aquáticos? Os humanos teriam que temer até mesmo seus próprios ancestrais?

Por mais divertida e hilária que essa descoberta pareça, estudos apontam que ainda há muitas pesquisas a serem feitas pela frente. Os tubarões Fanjingshan vêm de um grupo de animais conhecidos por sua cartilagem, não por seus ossos.

Conforme estudo realizado pela IFLScience, a hipótese é a de que, com os traços incomuns que os Fanjingshan têm, eles possam ajudar os cientistas a explicarem o “ramo evolutivo inicial dos condrichthyes primitivos”.

As descobertas são importantes para nos ajudar a entender mais sobre esses peixes, além de inúmeras outras espécies que existem nesse vasto universo aquático.

Um pesquisador da Universidade de Birmingham, Dr. Ivan J. Sansom, concluiu que a descoberta põe em questão os modelos existentes. Ele também afirmou que a descoberta causaria um “grande impacto” nas histórias e primeiras pesquisas sobre os primeiros vertebrados.

Por fim, essas descobertas são interessantes e somente através de muita pesquisa será possível descobrir se os humanos são, de fato, descendentes de tubarões.

você pode gostar também