Buraco de 192m de profundidade encontrado, abrigando floresta na China

A região é cheia de cavernas e relevos, foi lá que encontraram um buraco enorme! Com uma profundidade de 192 metros

É de conhecimento comum que a China já explorou lugares impressionantes em seu território, recentemente, descobriu uma surpresinha da natureza que é simplesmente impressionante!

Leia mais: China exige alterações em Animais Fantásticos 3 para permitir exibição

Sumidouro de 192 m de profundidade descoberto na China revela floresta  ancestral | Biodiversidade | Um só Planeta

A descoberta aconteceu em Guangxi Zhuang, que fica quase na fronteira com o Vietnã. A região é cheia de cavernas e relevos. Foi lá que encontraram um buraco enorme, com uma profundidade de 192 metros  e 366 metros de comprimento.

Foi feita uma expedição ao local, liderada por Chen Lixin e, no buraco, encontrou-se diversas vegetações de sombra ou que precisam de baixa intensidade de luz para crescer. Plantas como de café e baunilha foram encontradas por lá, além de árvores que chegam a 40 metros de altura.

Mas o explorador acredita que exista muito mais que isso no buraco. Em entrevista, afirmou que pode haver outras formas de vida, que nunca foram exploradas naquela área, só esperando para serem descobertas.

Estes buracos são chamados de ‘poços celestiais’, e são muito comuns nesta região da China. Só em 2019, 19 destes foram encontrados. Este último é a 30ª descoberta do tipo na região.

A localidade é favorável para este tipo de paisagem, e George Veni, que é diretor executivo do National Cave and Karst Research Institute (NCKRI) dos EUA, explica o porquê: “Por causa das diferenças locais na geologia, clima e outros fatores, a forma como o carste aparece na superfície pode ser dramaticamente diferente”.

Também chamados de ‘sumidouros’, os buracos não são exclusivos da China e podem ser encontrados também nos Estados Unidos, México e Nova Guiné. Porém, nestas outras localidades eles são bem menores, com um ou dois metros de diâmetro.

Segundo Veni, estes buracos escondem belezas impressionantes, que infelizmente não estão livres de poluição, já que podem ser contaminadas com resíduos sólidos. “Eu tirei baterias de carros, barris, garrafas e mais um monte de coisa do fluxo de água ativo da caverna”, disse ele.

você pode gostar também