Para driblar sanções, Putin quer que Rússia produza os próprios videogames

Presidente russo expressou desejo durante cúpula econômica recente. Ideia é criar consoles, jogos e softwares próprios.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem grandes ambições para o setor de eletrônicos no país.

Foi revelado, recentemente, que ele deseja fortalecer o ecossistema de jogos, com produção própria de hardware e software.

A ideia de Putin é que a Rússia consiga produzir os próprios jogos e videogames para se livrar da dependência dos produtos importados de outras nações.

Fontes próximas ao governo explicaram que o desejo do presidente, na verdade, seria criar uma solução para contrapor as sanções sofridas pela Rússia.

Hoje, o país, que está em guerra com a Ucrânia, enfrenta banimentos de consoles, jogos e eletrônicos impostos por outros países.

Pedido de Putin sobre videogames

Presidente da Rússia, Vladimir Putin – Foto: Reprodução

O caso foi bastante repercutido pela mídia russa. De acordo com o noticiado, o pedido específico de Putin foi que o país tente produzir “consoles de mesa e portáteis”.

Ao mesmo tempo, o presidente avalia a necessidade de combinar tudo isso com a criação de um sistema operacional próprio e um sistema de nuvem para garantir o fornecimento dos jogos. O tema foi citado durante uma cúpula econômica, recentemente.

Putin determinou que o assunto fosse analisado e que se estipulasse, também, um prazo para que tudo fosse concretizado.

Segundo reportagem do jornal Kommersant, a empresa escolhida para liderar o projeto foi a companhia de tecnologia VK.

Inimigo de Putin: o prazo

O único empecilho para a realização dos desejos de Putin é o tempo. A criação de um sistema próprio de jogos e videogames pode levar até 10 anos.

A produção de consoles, por exemplo, necessita de uma grande quantidade de chips e outros componentes eletrônicos. O envio desses itens para a Rússia também está bloqueado pelos Estados Unidos.

A opção mais adequada, na visão da mídia russa, seria solicitar ajuda à China, de forma que ela criasse um aparelho portátil semelhante ao Steam Deck da Valve.

Com informações do portal Terra.

você pode gostar também