Por que as pessoas estão colocando papel-alumínio nos vasos de planta?
Uma estratégia econômica e segura para cuidar do seu jardim.
Se você clicou aqui, com certeza é um dos pais/mães de planta que estão sempre curiosos por novidades. E aqui cabe mencionar que uma nova onda que está fazendo grande sucesso é usar papel-alumínio nos vasos de planta. Exatamente!
Essa nova técnica tem se mostrado útil em várias formas de jardinagem. Acompanhe a leitura desta matéria para conhecer as vantagens de “aluminar” suas verdinhas.
A versatilidade do papel-alumínio já é bastante conhecida. Na cozinha, ele ajuda a reduzir o tempo de cozimento dos alimentos. Já na falta de um amolador, uma passadinha da tesoura ou alicate de unha em uma folha de alumínio e pronto! Tudo certo para o corte.
Além desses, há vários outros truques com o item que ajudam na limpeza da casa, bem como em outros casos, até mesmo na segurança de seu veículo, como explicamos nesta outra matéria.
Qual a vantagem de usar papel-alumínio nos vasos de planta?
Isso não tem nada a ver com uma tendência futurista retrô anos 1980. Por outro lado, usar papel-alumínio nos vasos de planta não está relacionado a uma função estética, mas, sim, tem uma função que preza mais o próprio bem-estar dos donos do que da planta em si.
Isso porque uma descoberta recente mostrou que uma vantagem de envolver vasos em papel-alumínio é afastar insetos das plantas e do ambiente. Porém, se o vaso ficar exposto ao Sol, essa estratégia não é recomendada, pois pode “cozinhar” a pobrezinha!
Colocar uma planta no ambiente é benéfico ao bem-estar humano, é calmante e melhora a qualidade do ar. Apesar disso, insetos também gostam de ambiente com plantas, então parte do bem-estar vai embora, não é mesmo?
Sendo assim, usar papel-alumínio nos vasos de planta é uma forma não química de repelir essas visitas indesejáveis. Basta colocar a folha cobrindo todo o vaso e, a partir disso, a luz que reflete no papel faz com que os insetos se afastem da planta.
Além de econômico em comparação a repelentes químicos, esse método também é mais seguro, sobretudo para quem tem crianças e animais de estimação em casa, pois essa solução mais prática e natural reduz os riscos de intoxicação.
Para as pessoas que têm um pequeno jardim, essa estratégia também é boa para repelir caracóis. Basta cobrir a base da planta com papel-alumínio e colocar uma pedra para que o papel não voe ou rasgue.