‘Pantera Negra 2’ e ‘Adão Negro’ podem ser CENSURADOS na China
Os maiores e mais aguardados filmes deste ano podem acabar sendo banidos de maneira definitiva da China; entenda!
Segundo o site The Hollywood Reporter, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e “Adão Negro” devem ser banidos da China, ambos os maiores lançamentos do ano.
Ao que tudo indica, isso não seria surpresa, visto que o país vem reprimindo cada vez mais os produtos norte-americanos no mercado audiovisual chinês.
Conforme a publicação, a decisão fica a cargo dos reguladores de mídia, localizados em Pequim, que não necessariamente precisam explicar os motivos pelos quais essa decisão foi tomada.
Mas acredita-se que a censura ocorre por conta do fato de ambos os filmes terem chances limitadas de serem aprovados pelo governo.
No caso de “Adão Negro”, especula-se que um dos motivos dessa censura pode ser por conta da participação do artista Pierce Brosnan (Kent Nelson/Doutor Destino), que, por volta de 2020, teria postado uma foto com Dalai Lama, figura vista como separatista em solo chinês.
Os espectadores devem lembrar que esses não foram os únicos filmes hollywoodianos que tiveram seus lançamentos cancelados na China.
Nos últimos anos, todos os filmes da Marvel foram banidos no país: “Viúva Negra”, “Shang-Chi”, “Eternos”, “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” e “Thor: Amor e Trovão” também foram barrados sem muitas explicações.
Porém, há rumores de que a participação de personagens abertamente assumidos gays, como a exaltação e incentivo a valores norte-americanos estariam entre as razões para o banimento de “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e “Adão Negro” na China.
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” estreou nos cinemas na última quinta-feira (10) e tem sido bastante elogiado e bem-avaliado, mesmo com a ausência do Rei T’Challa, interpretado por Chadwick Boseman, vítima de um câncer em 2020. O filme já vem sendo cotado para se tornar uma das maiores bilheterias de 2022.
Já “Adão Negro”, que conta com a presença do astro Dwayne Johnson – The Rock – na pele do anti-herói que dá título ao filme, teve a sua estreia em 20 de outubro.
Nem a Warner nem a Marvel comentaram sobre os banimentos das obras!