Pantanal: um remake de sucesso a ser seguido

O autor se encantou pela beleza dos rios e pela exuberância dos animais, desenvolveu o projeto e entregou para seus chefes da rede Globo

A novela Pantanal, denominada originalmente como Amor Pantaneiro, foi criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa depois de se hospedar em uma das fazendas na região.

Leia mais: Demon Slayer e Verdades Secretas 2: as semelhanças entre uma telenovela brasileira e um anime japonês

Em um primeiro momento, o projeto, que contava a história de uma mulher que virava onça e da sucuri que encarna um velho coach, foi rejeitado pela emissora devido aos seus problemas financeiros. Porém, Benedito ainda acreditava no potencial da sua obra e, então, levou até a Rede Manchete, que acabou aceitando a história e fez da novela Pantanal um fenômeno no início da década de 1990.

A Rede Globo acabou perdendo a chance de produzir a versão original da novela, entretanto, não perderia a sua oportunidade por uma segunda vez. A emissora iniciou os planos para criar um remake em 2006, que foi o ano em que ela adquiriu os roteiros de Benedito Ruy Barbosa.

Portanto, desde 2006, inúmeros atributos da novela foram alterados e uma série de fatos fizeram com que essa produção fosse atrasada, desde o problemas de saúde do ator, conflitos com a gestão de teledramaturgia, até a inesperada reprise da novela original pelo SBT no ano de 2008.

Ainda assim, a novela continuava sendo uma aposta pessoal de José Luiz Villamarim, novo de diretor de teledramaturgia da Rede Globo. E foi dessa forma que o remake chegou às telas das famílias brasileiras em 2022, com a expectativa de salvar audiência do horário que eram ocupados por novelas desinteressantes para o público.

As centenas de páginas do roteiro foram entregues para Bruno Luperi, que é o neto de Benedito Ruy Barbosa, para que fossem atualizados para os dias de hoje.

A trama original foi ambientada no início da década de 90, por isso, eram necessárias tantas alterações para que a história fosse ambientada em 2022 e se tornasse interessante para o público.

O remake fez de Pantanal um sucesso estrondoso, rendeu inúmeras pautas para os sites e programas de fofocas, assim como inúmeros memes nas redes sociais.

O ritmo mais rural da trama conseguiu conquistar o coração de todas as gerações, desde aquelas que já conheciam até aqueles que nunca tinham ouvido falar da novela.

Pantanal traz uma narrativa muito poética que agradou a nova geração. Por isso, a novela se tornou um exemplo a ser seguido como remake bem-sucedido.

você pode gostar também