Demon Slayer e Verdades Secretas 2: as semelhanças entre uma telenovela brasileira e um anime japonês

Confira o que a segunda temporada do anime tem em comum com a novela da globo

A comparação entre uma novela brasileira tão peculiar e um anime japonês é uma situação incomum, estamos de acordo. Porém, acredite que, após assistir e refletir bastante sobre essas duas produções, encontramos semelhanças temáticas e de estratégias de produção.

Leia mais: 10 animes que você não pode perder em 2022

De um lado temos um dos maiores fenômenos da animação asiática dos últimos tempos, Demon Slayer. O mangá superou as vendas de One Piece após ter viralizado na internet um GIF animado de seu 19º episódio. Do lado oposto, temos um fenômeno brasileiro das telenovelas que gerou muitas discussões: Verdades Secretas. Em 2015, a produção estreou na Globo e, além de fazer sucesso com o público, alcançou o sucesso com a crítica e levou o Emmy Internacional.

Os caminhos levaram os roteiristas de ambas as produções ao mesmo ambiente na nova temporada: a prostituição. As tramas se desenrolam nesse contexto polêmico e geram muitos debates. Do lado da novela brasileira, a protagonista Arlete (Camila Queiroz) veste a máscara de Angel, já no anime japonês, Tanjiro é ofertado a uma casa de prostituição assumindo o papel de uma dama denominada Tanko.

E podemos seguir discorrendo sobre outras semelhanças bem peculiares, porém admissíveis entre as produções. O debate sobre a poligamia veio à tona a partir de dois personagens, Matheus (Bruno Montaleone) que relaciona-se romanticamente com os membros de uma família e também Uzui Tengen, mentor de Tanjiro e seus amigos, que tem como características ser festeiro e ter três esposas.

O ponto mais convexo entre as duas produções é como seus diretores utilizassem ‘’armadilhas’’ muito parecidas para segurar e atrair a atenção dos fãs para as próximas temporadas.

As dificuldades para uma continuação

Assim como as obras atingiram os pontos mais altos de audiência, qualquer falha que desagrade o público pode pôr tudo a perder. São situações de imprevisibilidade. Não existe uma fórmula para criação de uma novela ou anime de sucesso. As duas produções uniram qualidade técnica, um roteiro simples e uma trama que gera sentimentos ambíguos dentro da sociedade.

Mas como seguir com tamanho sucesso nas continuações?

Verdades Secretas é um projeto do experiente Walcyr Carrasco e os planos eram de que seria a primeira novela a ser lançada com exclusividade no Globo Play.

O histórico das novelas mostram que elas não costumam deixar um contexto para uma possível continuação e com Verdades Secretas não foi diferente, porém, para dar seguimento a trama, o autor criou novas situações que rendesse outras temporadas.

O anime japonês continuava tendo seus capítulos publicados da Shonen Jump e havia todo contexto montado para o estúdio dar seguimento na história, era necessário apenas que fosse dado continuidade, mas seria o suficiente para prender a atenção dos fãs?

Prosseguir com esses projetos famosos é tão difícil quanto criá-los. Uma parcela bem considerável do que é consumido nos dias atuais está dentro da indústria do hype, uma ansiedade que faz o público nutrir expectativas grandiosas sobre as produções antes mesmo de serem lançadas.

O sucesso de Demon Slayer e Verdades Secretas não vieram a partir do hype, pois o público não esperava uma história muito diferente, as obras conquistaram o público com o passar do tempo, porém, quando falamos sobre as continuações, isso não funciona, visto que os público já sabe o que esperar e sempre exigirá algo maior e mais impressionante.

Fãs devem curtir

Um dos pontos que garantiram o sucesso foi o fácil entendimento da história. Não temos vilões com grandes camadas, nem histórias com tantos quebra-cabeças. Os vilões cometem seus atos maldosos por recalque da felicidade alheia ou a dona de agência assassina uma modelo, pois quer dormir com seu marido.

Alguns diriam que histórias simples podem ser um ponto negativo das produções, porém Demon Slayder e Verdade Secretas não sofrem com isso, pois possuem uma qualidade técnica absoluta. É comparável a um truque de mágica, onde o mágico distrai a plateia de algo simples usando armadilhas espetaculosas. Verdades Secretas 2 tem como diretora Amora Mautner que participou também de Avenida Brasil e a série Assédio.

O estúdio Ufotable produz um espetáculo visual nas cenas de Demon Slayer e, às vezes, a simplicidade do anime passa despercebida pelo público. O desenvolvimento das batalhas e as movimentações são tão incríveis que os fãs quase relevam as denúncias de sonegação de impostos do estúdio, pois aqueles valores teriam sido utilizados para a criação de um dos melhores animes de todos os tempos.

A viralização nas redes sociais é um dos outros motivos que levam as produtoras a investir tanto no acabamento de obras tão simples. Uma parcela do sucesso de Demon Slayder e Verdades Secretas decorreu através do boca a boca, as pessoas falando a respeito das tramas da novela ou comentando na internet sobre os desdobramentos das batalhas de Demon Slayer. Os produtores oferecem ao público momentos propícios para viralizar, como a cena de Angel assassinando o amante numa lancha.

Todo domingo, que é o dia de lançamento de novos episódios, novos GIFs são lançados revelando outros trechos do combate, sempre com acabamentos impecáveis.

Conforme os compartilhamentos e os comentários sobre as produções vão aumentando, para quem não assiste, cresce junto um sentimento de que está excluído da atual modinha. A divulgação, engajamento e a criação de estímulos paralelos gera uma massa de pessoas interessadas em consumir aquele produto, seja ele bom ou não.

Visando entregar exatamente o que o público quer e diminuir o máximo possível os riscos de fracassar, as produtoras entregam tudo o que o público pede com o compartilhamento de GIFs, cenas românticas, assassinatos e até a modificação de personalidades conhecidas visando a criação de casais shippáveis.

Onde assistir?

Demon Slayder é lançado semanalmente na Crunchyroll e Funimation, legendado em português. Já para os assinantes de Netflix, é possível assistir a primeira temporada dublada ou legendada.

No caso de Verdades Secretas 2, os capítulos estão disponíveis exclusivamente na GloboPlay. Será transmitida na Globo em 2022, porém, serão cortadas as cenas de sexo.

você pode gostar também