Tomar CERVEJA no café da manhã é uma prática bastante comum neste país europeu

Um dos restaurantes mais tradicionais está em funcionamento há 55 anos.

Brasil tem café da manhã para todos os gostos. Um pão de queijo com “cafézin”, pastel de feira com garapa, cuscuz e por aí vai. Tanta opção que não é improvável que em algum rincão do país existisse algum lugar onde as pessoas tomam cerveja no café da manhã, não é mesmo?

Por incrível que pareça, essa moda não é brasileira – mas potencial e clima a gente tem (Hehe!). Na verdade, esse costume vem de um estado na região sul da Alemanha: Bavária. Venha conhecer um pouco mais dessa tradição. Simbora!

O que acompanha a cerveja no café da manhã?

No Brasil, não há essa de café da manhã só com líquido, não. Mas onde está o complemento dessa refeição; onde está a sustância? Pois então, na Baviera, a cerveja no café da manhã é um prato à parte que tem até um nome próprio: Weißwurstfrühstück (lê-se: “vaisvurst-frustuque”).

Esse nome literalmente significa “café da manhã com salsicha branca”. Então, a refeição matinal é composta pela salsicha branca, acompanhada de pretzels macios, mostarda doce e cerveja de trigo – começar a manhã com um cereal leve (hehe!).

Frauke Rothschuh, secretária de Turismo de Munique, fala um pouco sobre a tradição da cerveja no café da manhã:

“O Weißwurstfrühstück é mais do que apenas uma refeição; é uma desculpa para uma reunião informal quando é tarde demais para o café e cedo demais para o almoço.”

Como surgiu a salsicha branca?

A origem exata das Weißwürste (lê-se: vaisvursta) – salsichas brancas cozidas –, que acompanham a cerveja no café da manhã, não é precisa. A história mais popular diz que elas foram inventadas por acaso. Mas, desde que se tem conhecimento, as salsichas são feitas com vitela, bacon, cebola, salsa e especiarias.

A história mais aceita remonta ao ano de 1857, quando o jovem Sepp Moser, dono de restaurante em Munique, esgotou seu estoque de tripas de carneiro para suas salsichas. Para garantir produtos na sua venda, ele substituiu carneiro por tripas de porco.

E como ele não tinha certeza de que a consistência do porco suportaria a fritura, fazendo com que as salsichas se rompessem, Moser decidiu cozinhá-las em água fervente.

55 anos de tradição

O combo salsichas brancas + cerveja no café da manhã é um dos pratos mais conhecidos da Baviera e uma das primeiras experiências que os locais recomendam para os turistas. No entanto, onde pode-se comer com a certeza de que vai ser bom?

Primeiramente, o turista precisa ter atenção ao horário, uma vez que essa refeição tem horário para acabar. Tradicionalmente, esse brunch alemão deve ser consumido antes de bater o sino da igreja, isso ao meio-dia.

Um lugar muito recomendado para comer esse café da manhã tradicional está na cidade de Munique e se chama Gaststätte Großmarkthalle (lê-se: “gaststeita grossmarkt-alla”).

O restaurante pertence a dois irmãos, Ludwig Wallner e Gabi Walter, que continuaram o negócio da família desde que assumiram o negócio do pai, em 1999. Wallner assegura que “não mudou muito nos 55 anos [em que minha família está] na administração”.

Enfim, a experiência do restaurante dá aqueles ares de interior histórico, com uma decoração simples e funcional. O ambiente tem luminárias de ferro fundido penduradas no teto em formato de abóboda, e porta-copos de cerveja substituem as toalhas de mesa.

E aí, você toparia tomar uma breja no café da manhã? Conta aí pra gente nos comentários.

você pode gostar também