TikTok: entenda como vídeos causaram falta de remédio nos EUA
A vida dos diabéticos tem se complicado com o compartilhamento de uma hashtag no TikTok.
Os hábitos de vida e as dicas de emagrecimento compartilhados na rede social do TikTok vem causando problemas para a população dos Estado Unidos. Isso porque o medicamento Ozempic está em falta para os pacientes com diabetes.
Ele é ministrado em forma de injeção. Além disso, tem o objetivo de manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Entretanto, nos últimos quatro meses, ele está esgotando nas distribuidoras. E explicamos a seguir como os vídeos do TikTok têm causado esse transtorno, afetando a saúde de diabéticos nos EUA.
Influência da rede social
As redes sociais têm grande alcance, principalmente quando se trata de um assunto que interessa aos seguidores. E foi assim que toda essa movimentação começou no TikTok, com o compartilhamento de vídeos e de hashtag incentivando o uso do Ozempic por pessoas não diabéticas.
Segundo os especialistas, a ausência do medicamento vem acontecendo devido a um atraso na cadeia de suprimentos. Porém, o que se observa é que tudo piorou com um movimento nas redes sociais em que profissionais começaram a indicar esse medicamento para pessoas visando ao emagrecimento.
A ausência da medicação pode causar tonturas, além de piorar a condição da doença. Ou seja, o compartilhamento da hashtag #Ozempic por influenciadores acabou popularizando o uso, e assim o TikTok está, de certa forma, afetando a saúde de diabéticos nos EUA.
Outras redes sociais também estão envolvidas no aumento do consumo desse medicamento, além dos muitos anúncios circulando no Google. Os anúncios também oferecem aplicações de botox e depilação a laser junto.
Embora a obesidade seja um problema de saúde pública, o uso do medicamento por diabéticos é imediato. Isso porque, sem ele, os pacientes não conseguem controlar os níveis de glicose e podem desencadear complicações como doenças cardíacas e infecções como Covid-19.
Ainda que existam outros tipos de medicamentos para a diabetes, a falta do Ozempic causa um atraso no tratamento e traz a necessidade do retorno ao médico para troca do medicamento e adaptação a um novo.