Quando os impactos humanos se tornarão insuportáveis para o planeta?

O planeta Terra está dando sinais claros sobre o aumento da população mundial. Será que a situação pode se tornar insustentável?

A marca de 7 bilhões de pessoas no planeta Terra foi atingida especificamente em outubro de 2011. Nesta época, já existiam várias preocupações em relação ao aumento considerável de habitantes no planeta. Assim, os possíveis efeitos negativos sobre o meio ambiente e os recursos naturais são de interesse comum.

Logicamente, pode se afirmar que, com mais pessoas vivendo na Terra, há uma maior demanda por alimentos, água, energia e habitação, o que pode levar à degradação do meio ambiente e escassez de recursos. Além disso, o aumento da população também pode contribuir para o aquecimento global e a perda de biodiversidade.

Se muitas pessoas já estavam apreensivas no ano de 2011, podemos imaginar que em 2023, com a população prestes a bater o recorde de 8 bilhões de seres humanos, as inquietações relacionadas a meio ambiente e suprimentos são, além de maiores, assuntos cada vez mais importantes a se discutir.

Diante desse cenário, o desenvolvimento de políticas e programas que visem controlar o crescimento populacional é crucial para garantir um futuro sustentável.

Uma pergunta a ser feita

Há algum tempo, cientistas chegaram a certas conclusões em relação à Terra. Uma delas diz que é impossível o nosso planeta se recuperar, ou seja, voltar para sua originalidade em relação à fauna e flora, mesmo que o ser humano empenhe todas as suas forças para isso.

Isso significa que o impacto que o ser humano causa é gigantesco e irreversível para a natureza. Então, a primeira pergunta que podemos imaginar é: o planeta Terra pode aguentar quantos indivíduos da nossa espécie?

Com alguns dados relacionados ao tema, é possível fazer projeções para o futuro. A primeira está relacionada ao número de pessoas que, por exemplo, existirão em 2100. A estimativa é que cerca de 11 bilhões de seres estejam convivendo no planeta Terra em menos de um século.

A segunda projeção é a que detém as nossas preocupações.

Suprimentos e a nossa sobrevivência

É verdade que o homem está no topo da cadeia alimentar, e isso significa que, como seres deste planeta, procuraremos sempre sobreviver, não importando a situação.

Sobrevivência é o ponto pelo qual consumiremos muitos recursos naturais, e isso significa aumento nas emissões de carbono, que por sua vez causam o aquecimento global, tornando o planeta cada vez mais hostil para o ser humano.

Por fim, podemos chegar a uma conclusão: não é possível ter uma resposta a respeito do limite de “usuários” que o planeta possui. Apenas sabemos que, se a população aumentar cada vez mais, será obrigatório tomarmos iniciativas sustentáveis que ajudem a Terra.

você pode gostar também