Saiba de onde eles vieram: origem dos nomes destes 5 feitiços de ‘Harry Potter’

Os filmes estão no HBO Max e contêm uma lista de feitiços com nomes muito criativos.

Após passar um bom tempo sem nenhuma atualização do mundo de “Harry Potter”, finalmente o jogo “Hogwarts Legacy” foi lançado no dia 10 de fevereiro. Desde seu lançamento, os jogadores já tiveram a oportunidade de explorar um pouco mais esse vasto universo.

A lista de afazeres no jogo é longa, além disso, inclui a aprendizagem de alguns feitiços famosos e que estão tanto nos livros quanto nos filmes. Dentre eles, estão os famosos Lumos, Wingardium Leviosa e Accio.

Revivendo esse momento tão incrível dos filmes e dos livros de “Harry Potter”, nada mais justo que analisarmos um pouco a história de alguns feitiços e por que receberam tais nomes. Se quiser descobrir mais detalhes, é só continuar a leitura.

Feitiços e seus respectivos nomes

1. Expelliarmus

Quem não lembra quando, nos filmes, Harry utilizou o feitiço para deixar Snape sem sua varinha na Casa dos Gritos, em um momento intenso, enquanto estava descobrindo a verdade sobre quem era Sirius Black? Uma cena e tanto. Aliás, a origem dessa palavra é latina.

Ela foi escolhida de maneira bem pensada por J. K. Rowling, já que ela possui grande conhecimento sobre línguas clássicas, e foi por uma razão bem óbvia, isso porque a palavra “expelliarmus” vem de “expellere”, que significa “expulsar”.

2. Wingardium Leviosa

Da clássica fala “É leviôsa e não leviosá”, o feitiço de levitação recebeu esse nome graças a uma mistura feita entre o inglês e o latim.

Esmiuçando a palavra, o termo “wing”, em inglês, tem o sentido de “asa”, remetendo ao ato de voar. Enquanto isso, “arduus” (responsável por compor a palavra, “ardium”) provém do latim, que significa “alto”. Por fim, “leviosa” também provém do latim, fazendo uma referência a “levantar”. Incrível, não é?

3. Lumos e Nox

Partindo de outro feitiço muito conhecido, o termo “lumos” deriva da palavra “lemus”, que vem do latim, trazendo o conceito de “luz”. Enquanto isso, “Nox” dá o significado de “noite”, ou seja, escuridão.

4. Petrificus Totalus

Usado por Draco Malfoy contra Harry quando ele decide usar a capa da invisibilidade para espionar Draco, o feitiço tem como objetivo petrificar uma pessoa, ou seja, transformá-la em pedra.

Ao separarmos a palavra, veremos que o termo “petrus” é “pedra” em grego. Enquanto isso, o termo que vem depois, “ficus”, dá a entender a ação de “fazer”, dentro do latim. Por fim, “totalus” significa “total” em latim.

5. Accio

Por fim, outro feitiço que vemos Harry utilizar em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Quando ele enfrenta um dragão na prova do Torneio Tribruxo, menciona as seguintes palavras: “Accio Firebolt”.

A intenção de Harry é chamar a sua vassoura, uma Firebolt, e é o que acaba acontecendo. E se analisarmos o termo “Accio”, significa, no latim, “invocar”, o que faz todo sentido.

Se você quiser assistir a todos os filmes de “Harry Potter“, eles estão disponíveis na plataforma do HBO Max.

você pode gostar também