‘Operação Animes’: Polícia Civil e Coda fecham mais de 30 sites piratas
Entre os sites afetados, estão o Goyabu.com e o Animeyabu.com.
A “Operação Animes” continua a todo vapor e tem como objetivo é combater a pirataria de conteúdos de anime. Executada pela Polícia Civil em colaboração com a Content Overseas Distribution Association (Coda), a ação conseguiu encerrar, recentemente, mais de 30 sites que disponibilizavam conteúdos de forma ilegal e sem os direitos autorais.
Segundo a Coda e a Polícia Civil, o foco da operação é diminuir drasticamente o contato dos brasileiros com sites piratas que disponibilizam acesso a animes.
Operação Animes: sites piratas são retirados do ar
Enquanto alguns desses sites foram obrigados a finalizar suas atividades, outros foram intimidados e interromperam a distribuição dos episódios. Alguns deles, como Goyabu e Animeyabu, que não possuíam autorização para disponibilizar esses conteúdos, foram prejudicados.
Além desses, sites como Animes Vision, BetterAnimes e outros semelhantes também foram encerrados. Caso os usuários que frequentavam esses sites tentarem acessá-los novamente, receberão uma mensagem informando que o site foi retirado do ar devido à violação de direitos autorais.
Nem mesmo os sites de animes piratas internacionais escaparam da Operação Animes, já que muitos deles tentaram distribuir esses conteúdos de forma ilegal e inapropriada no Brasil, como é o caso do site Anitube e o B9GOOD no país da China.
O outro lado da moeda
No entanto, mesmo com grande supervisão pela parte da polícia, houve uma alta no número de acessos em sites piratas para assistir animes. Em média, soma-se um total de 83 milhões de visitas externas.
Mas é claro que encontrar os sites de animes e localizar os responsáveis pela distribuição ilegal é difícil. Quando um indivíduo toma a atitude de criar um site pirata, ele está ciente dos riscos e toma precauções para não ser encontrado, como esconder o seu número de IP.
Sendo assim, embora existam vários obstáculos, podemos ver que a “Operação Animes” mostra o compromisso das autoridades em combater a pirataria de conteúdo de anime e proteger os direitos autorais.
Com isso, sites como o Crunchyroll, que é uma alternativa gratuita que possui permissão para exibir uma enorme quantidade de animes, inclusive novos lançamentos, têm recebido muitas visitas. Portanto, toda ação tem o outro lado da moeda.
E você, o que acha? Conta pra gente nos comentários.