Opala: descoberta de pedra em Marte indica possibilidade de haver mais água no planeta
Descoberta de opala fez com que os pesquisadores ficassem a par de muitas outras informações sobre o planeta vermelho.
Um rover enviado pela NASA, de nome Curiosity, fez uma descoberta muito interessante recentemente. O robô detectou a presença de uma pedra exótica no planeta Marte. A pedra em questão é a opala. Ela é considerada rara, pois só é possível encontrá-la em dois países na Terra. Um deles é o Brasil. O outro, é a Austrália.
A partir da descoberta, chegaram aos indícios de que há possibilidade de haver ou ter havido água no planeta vermelho, já que 20% da pedra é composta por H2O. Levando esta informação em consideração, é possível afirmar que pode ser encontrada vida humana em Marte. Veja mais detalhes e informações sobre estas conclusões.
Como é possível que haja vida humana em Marte
A pedra opala foi encontrada pelo rover americano em uma fratura subterrânea no planeta. Por causa disso, é possível alegar que estas fraturas puderam fornecer à pedra uma melhor “estadia”, já que ela estava protegida da radiação. Isso além, é claro, de oferecer um suporte de água.
A cratera de Gale, que fica em Marte, é um ambiente rico em água, talvez o último destes no planeta. Como dito anteriormente, ele não se encontra na superfície do planeta, mas sim em sua parte subterrânea, o que também oferece melhores condições de sobrevivência. Dessa forma, ele pode até ser habitado.
Com alguns estudos, os pesquisadores descobriram que as rochas desta cratera eram compostas de pedra opala. Havia ali uma grande quantidade de água. As rochas em questão são claras e exibem opala em sua composição.
Após esta descoberta, é possível dizer que esta cratera seria um lugar rico em água por causa da presença destas rochas de tom claro. Infelizmente, o inverno dentro da cratera é bastante rigoroso, logo a temperatura chega a números negativos rapidamente.
Esta descoberta de água nas rochas e na cratera é importante para as explorações futuras e para os astronautas. Também é importante saber que, se a opala for moída e tiver calor sobre ela, irá liberar água facilmente, já que este composto não está tão conectado à estrutura cristalina. Sim, a opala retém água.
O fato é capaz de evidenciar que existe mesmo a possibilidade de se encontrar mais água no planeta vermelho, algo que até então já não estava sendo mais tão cogitado pelos cientistas. Também é válido lembrar que a opala se forma em ambientes que são ricos em água, logo há razões suficientes para a comunidade se empolgar.