Mercado de trabalho: habilidades que você PRECISA desenvolver para arrumar o emprego dos sonhos
Estudo traz as habilidades mais requeridas pelas empresas em 2023.
A busca por se aprimorar na carreira que desejamos investir nem sempre é fácil com a constante mudança do mercado de trabalho.
Com a tecnologia em um crescimento rápido e expansivo, muitas profissões precisam se atualizar ou aprimorar para continuarem em alta. Por exemplo, muitas funções foram alteradas para o estilo home office após a pandemia e estão assim até hoje.
Para te auxiliar no assunto, hoje trouxemos um estudo realizado pela Cousera, uma plataforma de educação que pode ser útil para te ajudar a pensar no que você pode investir daqui para frente para conquistar o emprego aspirado.
Afinal, o que as empresas estão precisando? Que tipo de conhecimento pode ser a diferença na hora de ter aquele trabalho dos sonhos, com a remuneração desejada?
O estudo chegou a algumas habilidades digitais e humanas que mais estão crescendo atualmente. Dessa forma, foram analisadas mais de 4 milhões de pessoas em 100 países diferentes, o que significa que os resultados aqui elencados são mundiais.
Se você ainda está confuso no que investir, vamos te dar algumas ideias para que pesquise se é algo que combina com seu perfil.
Um pouco do que o mercado de trabalho considera importante em 2023
- Desenvolvimento de software com metodologia scrum;
- Ferramentas de gestão de clientes (ferramentas de sucesso do cliente);
- Comércio eletrônico (e-commerce);
- Design de experiência do usuário;
- Software de gestão de clientes (CRM);
- SEO – Search Engine Optimization;
- Liderança de equipe;
- Planejamento;
- Desenvolvimento organizacional;
- Promoção da cultura organizacional;
- Influência.
Essas habilidades são tão técnicas como humanas, e claro, essas são apenas algumas delas. Além disso, como profissional, é importante estar sempre atualizado com as tecnologias atuais.
Porém, é necessário buscar habilidades pessoais também, por exemplo, ter boa oratória, escrita, saber se relacionar com seus colegas profissionais e a hora certa de reciclar como profissional.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e infelizmente o incentivo nas empresas para os próprios funcionários melhorarem ainda é baixo. Ou seja, é necessário um processo de autoanálise profissional e pessoal de quais são seus objetivos/aspirações e traçar um plano estratégico para chegar lá.