Mudança de hábitos: 5 frases tóxicas para deixar de usar no ambiente profissional

Nossa forma de nos comunicar diz muito sobre nós. Por isso, muitas vezes, podemos ser 'tóxicos' sem nem perceber no ambiente profissional. Veja como evitar.

No ambiente profissional, estamos propensos a várias ocasiões diferentes que envolvem comunicação, seja com nossos colegas, com patrões ou quando vamos contratar alguém.

Imagem: LinkedIn/Reprodução

A maneira como nos acostumamos a dialogar diz muito sobre o que estamos pensando, como encaramos alguns assuntos e quais são nossos posicionamentos em diversas situações.

Isso principalmente em reuniões, viagens a trabalho, escrevendo e-mails e relatórios, em conversas no meio do expediente e ao atender telefonemas.

Saber o que vamos dizer é importante, ainda mais quando o assunto se refere a gênero, raça, limitações físicas, idade, formação acadêmica e habilidades.

Afinal, não queremos passar um ar egoísta, frio e depreciativo em nossas relações com os outros, não é mesmo? Dessa forma, se você deseja ter uma atuação melhor no mercado de trabalho, deixe de usar estas 5 frases em seu vocabulário:

1. ‘Teria como me enviar hoje à noite?’

Isso demonstra uma grande falta de sensibilidade e respeito aos limites, o que gera descontentamento, desânimo e estafa (cansaço extremo).

É importante entender que as pessoas têm uma vida privada e tempo pessoal para gerenciar, então não devemos extrapolar essas limitações.

É mais fácil sugerir: “Como o expediente já acabou, pode me enviar amanhã pela manhã?”.

2.’Já passei por situações muito piores’

Isso apenas revela que você não respeita o que o outro encara como algo difícil. Isso porque somos todos diferentes, logo, nunca vamos considerar as situações pelas quais passamos da mesma forma que os demais.

Essa ação pode calar a outra pessoa e fazê-la reprimir situações que poderia compartilhar para que haja uma melhora no desempenho profissional.

Diante da situação, você pode usar frases como: “Eu também passei por dificuldades, na minha época era muito desgastante, te entendo, vamos ver o que podemos fazer para melhorar isso!”.

3. ‘Não escolhi tal pessoa porque ela não tem experiência, diferentemente de…’

Algumas pessoas têm privilégios e mais oportunidades que outras. Por isso, julgar apenas o quanto alguém tem de experiência e desqualificar outras pessoas com boas habilidades e desempenho profissional pode criar uma grande desvantagem para os novos no mercado de trabalho. Sem contar que isso infringe os direitos à diversidade.

Você poderia pensar: “Essa pessoa vai ter mais oportunidades, agora vou optar por alguém habilidoso e com um potencial forte, alinhado como o que espero”.

4. ‘Estou falando somente entre nós, é um segredo!’

Talvez esse seja um segredo disfarçado de fofoca, e isso em um ambiente profissional não é nada bom, o que pode criar também grandes problemas. A situação pode abalar a produtividade da empresa, além de desrespeitar outras pessoas.

Falar pelas costas e, além de tudo, sobre o que não se sabe ou apenas pressupõe que seja de tal forma pode apenas ser uma quebra de privacidade e confiança.

Talvez pudesse orientar: ‘’Que tal perguntar aos nossos superiores, eles vão saber te ajudar melhor”, ou “Talvez não devêssemos comentar sobre esse assunto, vamos manter nosso foco no trabalho e não em questões que não nos envolve e são sigilosas”.

5. ‘Já é de costume fazer apenas dessa maneira!’

Talvez seja a hora de mudar a rota, mas essa afirmação coloca um grande empecilho no caminho. Apegar-se a apenas uma forma de tomar decisões ou agir em algumas oportunidades pode não trazer bons resultados.

Ou seja, as estratégias mudam e precisamos estar abertos a mudanças. A afirmação também coloca os funcionários em uma bolha, na qual o monótono e o repetitivo ocupam o lugar da motivação e inovação.

Seu vocabulário tem algumas dessas frases atualmente? Talvez seja hora de mudar!

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