O que ninguém te conta sobre BBB: o que inspirou a criação do reality?
Mesmo após seus 24 anos de existência, o Big Brother Brasil ainda é cercado de mistérios para muitas pessoas. Veja abaixo um fato interessantíssimo que você precisa saber sobre o reality.
Após 24 edições do reality show da Globo, muitos brasileiros ainda desconhecem a origem e a inspiração do programa. A verdade é que toda a produção do Big Brother Brasil tem um porquê sólido, que movimenta toda a dinâmica do reality.
Na boca do povo, o nome real que foi aderido se reduz apenas ao ‘BBB’, que já é o suficiente para entender sobre o que estamos falando.
Com a imensa popularidade do reality, há muitas suposições que analisam a criação misteriosa do programa, indicando que foi baseado em uma obra literária.
Em partes, essa afirmação está certa; mas isso não é tudo.
Inspiração para o BBB – Imagem: Reprodução
O termo ‘Big Brother’ tem sua origem no livro ‘1984’, de George Orwell, um clássico da literatura não só inglesa, mas mundial. Apesar dessa inspiração, nem tudo o que envolve a produção do reality show foi baseado no livro.
A obra literária retrata um futuro distópico no qual a sociedade é constantemente observada pelo governo, inclusive por câmeras dentro de cada residência.
No contexto do livro de Orwell, o ‘Big Brother’ – ou ‘Grande Irmão’, em português – é um personagem que controla e vigia a vida das pessoas, reprimindo qualquer vestígio de liberdade individual.
O líder dessa ditadura é designado simplesmente como ‘Grande Irmão’, correspondendo ao termo em inglês ‘Big Brother’.
Criadores do BBB revelam a verdadeira inspiração
De acordo com os criadores do programa, Joop van den Ende e John de Mol, apenas o nome ‘Grande Irmão’ foi utilizado no reality, que teve sua origem em 1999, na Holanda.
Os executivos da empresa Endemol revelaram as inspirações por trás da atração, esclarecendo que o livro ‘1984’, de Orwell, não foi uma influência direta.
Mol destacou que a obra aborda o autoritarismo, não o voyeurismo, que é o caso do programa.
Ele admitiu ter escolhido o nome ‘Big Brother’ porque soava melhor do que o título inicial planejado para o programa, que seria ‘A Gaiola Dourada’.
Em 1998, durante uma reunião criativa da empresa, Mol teve a inspiração para o reality show. Durante a conversa, alguém mencionou o projeto científico norte-americano chamado Biosfera 2, que aconteceu em 1991.
Nesse experimento, oito pesquisadores voluntários se isolaram em uma espécie de estufa por dois anos para investigar a possibilidade de os humanos viverem em condições semelhantes em outros planetas.
A curiosidade de Mol sobre o desenrolar desse experimento foi o que, segundo ele, deu origem à ideia básica do programa Big Brother Brasil.
Em 2003, em entrevista à revista Veja, John de Mol compartilhou essa história que fundamentou o conceito do reality show.