Número de brasileiros no exterior bate recorde histórico; o que explica isso?
Milhões de pessoas do Brasil vivem hoje em outros países. Quantidade só aumenta, inclusive de jovens em busca de oportunidades lá fora.
A quantidade de brasileiros morando fora do país atingiu o maior número da história. Hoje, há 4,5 milhões de cidadãos do Brasil que residem fora, um número maior, por exemplo, que a população do estado da Paraíba.
A maior parte do movimento migratório ocorreu na última década, entre 2012 e 2022. Nesse período, mais de 2,6 milhões de pessoas deixaram o Brasil, com destaque para dois anos: 2013 e 2016, ou seja, anos de crise econômica.
Especialistas acreditam que por trás da escolha de sair do próprio país está o sentimento e a visão de que a realidade lá fora é sempre melhor que a vivenciada em casa.
A tendência atinge, principalmente, os jovens profissionais e altamente qualificados, o que representa um risco para o Brasil, que enfrenta não só o envelhecimento da população, como falta de mão de obra especializada em vários setores.
Você deixaria o Brasil para viver em outro país? – Foto: Reprodução
Onde estão os brasileiros que vivem no exterior?
Conforme dados de 2022 do Ministério das Relações Exteriores, 45% dos brasileiros fora do país moram em nações da América do Norte, 32% na Europa e 14% em países da América do Sul.
Entre os principais destinos dos brasileiros destacam-se: Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.
Esse esvaziamento do país gera preocupação. Só na última década, a quantidade de brasileiros no exterior cresceu 47%. Enquanto isso, no mesmo período, o aumento da população interna foi de apenas 6,5%.
O que motiva a saída dos jovens do Brasil?
Para tentar entender o porquê da imigração crescente de brasileiros, o Datafolha fez uma pesquisa com jovens de 12 capitais. Os números revelaram que 76% deles têm vontade de deixar o Brasil.
Além disso, os resultados impressionam, porque esse desejo aumenta ainda mais entre os mais jovens: 85% das pessoas de 15 a 19 anos querem sair do Brasil. Por trás desse movimento, há vários motivos.
Durante os anos 1990 e início dos anos 2000, a mudança para outro país estava muito associada à busca por emprego e melhores condições de vida; hoje, existe um fator a mais.
Segundo especialistas, a saída do Brasil atrai também o interesse de um público mais bem posicionado, de boas condições e com perfil investidor.
Ou seja, a razão deixou de ser apenas uma necessidade e passou a ser mais sobre perspectivas de ganhos melhores.
Com informações do jornal O Globo.