Em zona habitável, Nasa encontra novo planeta com dimensões parecidas com as da Terra

O planeta, nomeado TOI 700, foi encontrado pela NASA e é habitável.

Uma das principais pesquisas de grandes cientistas é a busca por novos planetas, principalmente os habitáveis. Agora, a NASA (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) revelou que um novo planeta foi identificado por seus cientistas da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS).

O novo planeta captado foi intitulado TOI 700 e tem componentes animadores para os pesquisadores. Ele orbita dentro da zona habitável, que consiste em uma distância na qual a água líquida é capaz de passar pela superfície de um planeta.

Sua distância da Terra está a cerca de 100 anos-luz e possui 95% do tamanho do nosso habitat. Suas características apontam para um solo rochoso.

O Tess, responsável por detectar o TOI 700, está há apenas dois anos observando os mistérios do céu, e seus resultados têm sido promissores. Ben Hord, pesquisador graduado no Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland (EUA), revelou:

“Se a estrela estivesse um pouco mais próxima ou o planeta um pouco maior, poderíamos ter conseguido identificar o TOI 700 e no primeiro ano de dados do TESS.”

Por sua vez, Allison Youngblood, vice-cientista do projeto Tess em Goddard e astrofísica pesquisadora, afirma:

“No entanto, o sinal era tão fraco que precisávamos de um ano adicional de observações de trânsito para identificá-lo. Estamos ansiosos pelas outras descobertas emocionantes escondidas no tesouro de dados da missão.”

A NASA também deu alguns relatos e declarou:

“Os cientistas definem a zona habitável como zona otimista, pois é onde o intervalo de distâncias da água líquida da superfície pode estar presente em algum momento da história de um planeta.”

Os pesquisadores já vinham tendo resultados positivos com a missão. Antes do TOI 700, os estudiosos localizaram outros três planetas no sistema TOI 700, nomeados de TOI 700 b, c e d. Eles também estão localizados na zona otimista.

Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, a qual esteve à frente do projeto, afirmou:

“É um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos.”

Ela continuou:

“Isso torna o sistema TOI 700 uma perspectiva interessante para acompanhamento adicional. O planeta ‘e’ é cerca de 10% menor que o planeta, e então o sistema também mostra como as observações adicionais do Tess nos ajudam a encontrar mundos cada vez menores.”

Os pesquisadores continuarão trabalhando na exploração dos planetas por meio do Tess para obter, com mais profundidade, os detalhes desse novo planeta habitável.

você pode gostar também