Nova teoria sugere motivo pelo qual Vênus de Milo NÃO tem braços
Muitas são as teorias por trás da famosa estátua Vênus de Milo, que possui seu corpo inteiro, exceto os dois braços.
As obras esculpidas em mármore na antiga Grécia são verdadeiros monumentos das artes. IElas contam com uma riqueza de detalhes que são magníficos ainda hoje, pois, mesmo com a revolução tecnológica tendo ocorrido, é difícil reproduzi-los.
Aqui, vale lembrar que o mármore, mesmo sendo muito resistente, é quebradiço. Portanto, um pequeno erro sequer pode danificar permanentemente a escultura, sendo necessário recomeçar totalmente o processo.
Dentre as principais obras em mármore, um dos exemplos mais famosos é a Vênus de Milo. A estátua ficou muito conhecida principalmente por conta da falta de seus braços. Aliás, agora, no momento em que leu sobre a falta dos braços, você possivelmente se recordou da obra, não é mesmo?
Como afirmado, a Vênus de Milo é muito reconhecida até hoje por conta do mistério que envolve a falta dos seus braços. Ao contrário de outras obras que são feitas de forma intencional com alguma parte faltando, fica muito claro que Vênus teve seus braços quebrados ou arrancados.
Os braços de Vênus de Milo
Muito se especula sobre como era a estátua antes de perder os membros. Além disso, alguns questionam por que eles se perderam ou foram roubados. Alguns imaginaram, inclusive, que a estátua não era composta apenas por Vênus e que, na realidade, a figura estava com o braço esquerdo por cima de outros deuses, como Marte ou Teseu.
Há também quem diga que a estátua possuía um pedestal, no qual apoiava seu braço, segurando algum tipo de objeto, como um espelho, para retratar a deusa da beleza. Também por ser a deusa da beleza e fertilidade, pode ser que Vênus estivesse segurando um bebê.
Inclusive, alguns teorizam que essa estátua sequer se trata de Vênus, mas, sim, de Vitória, e que em seus braços estaria um escudo, apoiado em sua perna mais elevada. Nesse escudo, a deusa estaria com a mão direita escrevendo o nome dos heróis.
Por sua vez, uma das mais atuais teorias explica por que os braços de Vênus de Milo sumiram há tanto tempo.
De acordo com a professora Elizabeth Wayland Barber, levando-se em conta a época em que Alexandre de Antioquia a esculpiu, a Vênus estaria na realidade segurando uma roca. É um instrumento que serve para a confecção de fios, algo que, na época, associavam à fertilidade e ao sexo.
E quanto ao desaparecimento dos instrumentos, isso se dá por conta da impossibilidade de eles terem sido confeccionados em mármore. Isso porque o braço da estátua não sustentaria o peso, sendo necessário que fossem feitos de algum tipo de metal, o que possivelmente levou ao roubo dos objetos.