Achados da Europa: pesquisadores fazem uma importante descoberta arqueológica na Alemanha

Após mais de 3 mil anos, finalmente, um 'poço dos desejos' foi encontrado por arqueólogos.

No ano de 2021, um “poço dos desejos” de mais de 3 mil anos foi encontrado em uma determinada região da Alemanha. Contudo, esse achado acabou sendo divulgado apenas no ano seguinte, a fim de adicioná-lo na lista de Preservação dos Monumentos.

Ao longo do tempo em que não havia sido divulgada a descoberta, os cientistas envolvidos nesse projeto focaram em encontrar mais informações, e absorver o máximo de dados possível.

Segundo os arqueólogos, o poço encontrado possui cerca de 5 metros de profundidade e mais de 3 mil anos, mas diferente do que sabemos hoje, o poço não estava repleto de moedas, mas sim de alguns objetos como vasos e diversos utensílios valiosos para a época, como louças e até mesmo potes decorados.

Além disso, havia também uma pulseira, duas espirais de metal, um dente de animal cravejado, entre outros objetos.

Foto: Marcus Guckenbiehl

Afinal, o que teria sido aquele poço?

Os pesquisadores que estavam focando na pesquisa deduzem que todos os objetos colocados dentro do poço serviam de “oferenda” para que tivessem uma boa colheita. Pelo menos é o que diz Mathias Pfeil, que atualmente é o chefe do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos.

Confira um trecho mencionado por ele:

“Hoje não conseguimos mais entender quais razões motivaram nossos ancestrais a oferecer joias e outros presentes valiosos há 3 mil anos. Seria provável, no entanto, que esses itens fossem sacrifícios para uma boa colheita.”

Porém, ele não foi o único a se manifestar, pois o arqueólogo responsável pela pesquisa, Jochen Haberstroh, também compartilhou algumas informações. Veja:

“É extremamente raro um poço sobreviver mais de 3 mil anos tão bem. Suas paredes de madeira foram completamente preservadas no fundo, e ainda estão parcialmente úmidas das águas subterrâneas. Esperamos que isso nos forneça mais informações sobre o cotidiano dos colonos da época”.

Além disso, as pesquisas também revelaram que poços como aquele que foi encontrado eram usados, normalmente, para servir como fonte de abastecimento. Porém, assim que o nível da água baixou, eles passaram a usá-lo de outra forma.

Todos os itens encontrados foram levados para o Museu de Ciências da Cidade de Germering.

você pode gostar também