Segundo buraco azul mais profundo do mundo é encontrado no México

Pesquisadores exploraram a caverna e publicaram os resultados. Confira!

O fundo do oceano é um dos lugares no planeta que o ser humano ainda pouco conhece. Existem muitos fatos desvendados por pesquisadores que auxiliam em novas descobertas, como, por exemplo, a existência de cavernas na profundeza do mar. Recentemente, os pesquisadores identificaram uma nova caverna subaquática no México.

Os mais profundos buracos azuis

Justamente pela sua profundidade, existem lugares no oceano ainda inalcançáveis pelos pesquisadores. Por isso, muitas tecnologias são desenvolvidas no intuito de ajudar esses estudiosos a entenderem um pouco mais sobre a imensidão do mar.

Especialistas afirmam que nem 10% desse espaço ainda foi descoberto. Porém, aos poucos, novas explorações permitem o acesso ainda mais fundo profundo. A localização dos buracos azuis é um exemplo, pois se tratam de cavernas com grandes dimensões, formadas com o encontro da água do mar com calcário.

Nesse cenário, existe uma vasta quantidade de espécies marinhas, mesmo com pouco oxigênio e luz solar. Ainda assim, é um dos ambientes mais interessantes para se estudar a vida ao longo dos anos na Terra, ou até mesmo sugerir possibilidades de vida em outros planetas com condições extremas.

nova caverna subaquática no México
Fonte: Alcérreca-Huerta et al/Frontiers in Marine Science

Recentemente, em uma Península localizada no México, chamada de Yucatán, foi identificada uma das maiores e mais profundas cavernas. Com mais de 274 metros, ela pode ser considerada como o segundo buraco azul mais profundo do mundo.

Os pesquisadores fizeram esse achado em 2021, e o buraco foi nomeado de “Taam Ja”, na linguagem maia, cuja tradução para o português significa “águas profundas”.

Após todas as análises e estudos feitos sobre essa nova caverna subaquática nos mares mexicanos, os dados e informações gerados com a pesquisa foram apresentados para a revista Frontiers in Marine Science em fevereiro deste ano.

Desde 2016, quando foi localizada, quem ainda se mantém na liderança, com 300 metros, é uma caverna azul localizada no Sul da China, a qual foi nomeada como “Buraco do Dragão”.

você pode gostar também