Nova categoria no Oscar? Homenagem na premiação cria expectativa; veja

Apresentação feita pelos atores Ryan Gosling e Emily Blunt levantou suspeitas sobre a criação de uma nova categoria no prêmio.

A 96ª edição do Oscar, ocorrida no último dia 10 de março, teve vários momentos marcantes, e um deles ainda rende especulações. Estamos falando da homenagem aos dublês, apresentada pelos atores Ryan Gosling e Emily Blunt.

Os astros de Hollywood subiram ao palco para celebrar o trabalho feito por esses profissionais. A escolha dos dois não foi por acaso, eles vão atuar no filme ‘O Dublê’, que estreia no início de maio deste ano.

Esse, no entanto, não foi o único aspecto que chamou a atenção. Os fãs mais atentos do cinema se perguntam se não seria o momento de criar uma categoria para premiar o trabalho feito por esses profissionais.

Homenagem aos dublês no Oscar

Oscar fez homenagem aos dublês na 96º edição do prêmio – Foto: Reprodução

A homenagem feita pela Academia do Oscar aumentou ainda mais as expectativas em torno disso.

Até então, na história da premiação, ainda não houve uma categoria que os contemplasse, e o trabalho feito pelos dublês é considerado essencial.

A especulação ganhou força em torno disso, pois muitos acreditam que a homenagem pode ter sido um sinal. Será que a Academia está planejando a criação da categoria de Melhor Dublê?

Segundo o ex-coordenador de dublês e diretor da franquia de ação John Wick, Chad Stahelski, as negociações para isso já começaram. O que falta ponderar, na visão dele, é sobre o que será premiado, de fato.

“[Vamos premiar] a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? Todas essas são questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia”, avalia Chad.

Categorias técnicas no Oscar

Vale lembrar que já existem hoje várias categorias técnicas no Oscar, como figurino, fotografia, som, maquiagem, montagem e outras. A categoria de dublê seria só mais uma.

O Emmy Awards, por exemplo, já tem uma categoria relacionada ao trabalho dos dublês, a de Melhor Coreografia.

E para engrossar o coro, jornalistas especializados e críticos de cinema começaram a reivindicar o mesmo no Oscar.

No ano passado, a Academia criou o Ramo de Produção e Tecnologia composto por 400 pessoas que atuam em áreas técnicas do cinema, quase 25% são coordenadores de dublês.

Aos poucos, o caminho vai sendo traçado e pode ser que, futuramente, tenhamos uma categoria específica para isso.

Afinal, estamos falando de profissionais muito bem preparados, que arriscam as próprias vidas para fazer o cinema acontecer.

Veja abaixo o trailer do filme ‘O Dublê’, estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt:

você pode gostar também