Netflix lança nova série: ‘O Menino Maluquinho’; saiba mais sobre a produção
Netflix lança série do personagem Menino Maluquinho, que conta com referências à cultura pop e teve a ajuda de Ziraldo na produção. Veja!
Na última quarta-feira (12/10), Dia das Crianças, “O Menino Maluquinho” estreou na Netflix. Para a nova adaptação do personagem de Ziraldo, a showrunner e produtora Carina Schulze e o produtor Rodrigo Olaio tiveram que responder à seguinte pergunta: “Qual é a essência do Menino Maluquinho?”.
Segundo Olaio, a equipe da produção estava receosa em adaptar um personagem que marcou a infância de gerações de brasileiros; entretanto, a participação de Ziraldo no processo de criação da série ajudou a tranquilizá-los. De acordo com Olaio, o livro “O Menino Maluquinho”, que apresentou o personagem, se tornou o norte do projeto.
Desde a década de 1980, o personagem foi adaptado para uma série de mídias, como quadrinhos, filmes, séries e novos livros escritos por Ziraldo. De lá para cá, uma nova versão do personagem foi apresentada para cada geração, para dar aquele gostinho de nostalgia aos fãs adultos da obra de Ziraldo. A equipe responsável pelo projeto revisitou todas as adaptações que antecederam a série da Netflix.
Olaio relembra que o projeto teve início com uma equipe pequena e que foi aumentado gradualmente, chegando até o número de 320 pessoas na equipe, e conta que a cada nova etapa na produção chegavam mais pessoas para opinar no manual. Segundo ele, era impossível fazer a recepção de novos funcionários, por isso foi um desafio colocar todos na equipe na mesma página. Apesar disso, ele afirma que a essência do Menino Maluquinho sempre foi a mesma entre as adaptações.
Para Schulze, a essência do Menino Maluquinho é simplesmente ser criança, alguém com uma imaginação sem limites.
Outro desafio encontrado pela equipe foi se conectar com a nova geração de crianças. Para isso, os produtores usaram como referência uma série de desenhos atuais, como o reboot de “Ducktales”, por ser uma série que possui um ritmo tão acelerado quanto as obras que representam “O Menino Maluquinho”. Outras referências foram o desenho da Disney Channel, “Galáxia Wander”, “Craig McCracken” e o brasileiro “Irmão do Jorel“.
Para os roteiristas, a série de comédia “The Office” também foi uma inspiração, assim como memes, em busca de capturar a agilidade que a trama pedia. Ainda segundo Schule, era uma prioridade da equipe que a série fosse engraçada; por isso, contou até mesmo com a ajuda de comediantes como Gustavo Suzuki, que faz apresentações de stand-up, e Arnaldo Branco, que trabalha no programa “Greg News”.
Os roteiristas também se preocuparam em representar uma variedade de expressões usadas em todo o Brasil, para que os espectadores de diversas regiões possam identificar as gírias usadas pelos personagens.