Nem Marvel nem DC! Estas são as 5 melhores séries de super-heróis

Existe um verdadeiro universo além das duas franquias de filmes e séries de super-heróis, confira cinco de nossas recomendações

Os filmes e séries de super-heróis sempre fizeram um enorme sucesso, tanto por parte dos fãs quanto por parte da crítica, quando bem feitos. No entanto, era comum assisti-los apenas para relaxar ou para aproveitar um bom filme de ação e aventura, sem prestar muita atenção nas origens daqueles personagens e super-heróis.

Todavia, nos últimos anos, houve um pesado investimento das editoras Marvel e DC em construir não apenas “filmes soltos” ou, na melhor das hipóteses, trilogias fechadas em si mesmas, como na época foi o caso dos filmes do Homem-Aranha do início dos anos 2000.

Leia mais: Top 10 Filmes que foram ADAPTADOS de quadrinhos

A Marvel começou a experimentar o conceito de filmes interligados entre si desde o primeiro Homem de Ferro, de 2008, através do recurso de “cenas pós-crédito” que acabaram levando ao sucesso do Universo Cinemático da Marvel, que culminou na série de filmes dos Vingadores e, até hoje, produz novos filmes e séries. Observando o sucesso de sua concorrente, a DC também passou a injetar milhões de dólares em novos filmes que explorassem esse conceito de “universo” (ou seja, uma interligação entre filmes), que resultou no filme “Liga da Justiça”.

Enquanto “a poeira abaixava”, as editoras seguiram investindo na expansão desses universos, dessa vez, principalmente, focadas em séries. De um lado temos Marvel com ‘Loki’, ‘Agents da S.H.I.E.L.D’, ‘Fugitivos da Marvel’ e ‘Eternos’. Do outro, temos a DC com  ‘Arrow’, ‘The Flash’, ‘Supergirl’, ‘Legends of Tomorrow’ e etc.

O problema de toda essa “rivalidade” entre Marvel e DC, que, inclusive, existe desde que as duas faziam apenas histórias em quadrinhos, é que acabou por ofuscar produções de editoras menos conhecidas, ou que ainda não foram descobertas pelo público. Para resgatar o espírito universal dos super-heróis e provar que nem tudo é Marvel ou DC, nós separamos cinco séries incríveis de diferentes criadores para você conferir:

The Boys (2019)

  • Baseado numa série de HQs de mesmo nome criadas por Garth Ennis e Darick Robertson.

A série The Boys conta uma história muito diferente das que estamos acostumados a ver em produções de super-heróis. Por incrível que pareça, a profundidade emocional dos personagens traz um realismo psicológico inigualável para a produção, além disso, desafiar tudo o que fomos levados a acreditar sobre o altruísmo de heróis.

O simples, quase inocente contraponto de “bem vs mal” simplesmente não faz sentido nessa série, em que uma organização de super-heróis é antagonizada pelos ‘The Boys’, os protagonistas humanos (sem poderes) da série que tiveram grandes partes de suas vidas destruídas pelos super-heróis desse universo. Demarcada pela violência e brutalidade com que trata de temas “pesados”, a série é um dos melhores originais da Prime Video.

 

Invencível (2021)

  • Baseado nas histórias em quadrinhos “Invincible”, de Robert Kirkman, Cory Walker, e Ryan Ottley.

Assim como “The Boys”, essa série animada desafia os conceitos arraigados no inconsciente coletivo sobre como são os super-heróis e quais seriam seus objetivos e valores, caso existissem de verdade. Apesar da série já iniciar com um episódio mais violento e explícito do que o MCU inteiro, isso não se trata de uma muleta para um roteiro fraco. Pelo contrário, Invencível mistura humor, mistério, drama, romance e ficção científica pra criar uma série cuja complexidade brilha até mesmo nos seus menores momentos.

 

The Umbrella Academy (2019)

  • Baseado nos quadrinhos de mesmo título, criado por Gerard Way.

A série acompanha a história de 7 irmãos adotivos que nasceram no mesmo dia, no mesmo horário, exatamente ao mesmo tempo em 1989, de mães e pais diferentes. Por algum motivo, esse evento deu superpoderes a esses irmãos, que foram treinados por um frígido pai adotivo a serem mais do que pessoas com superpoderes e sim, super-heróis. A abordagem completamente inovadora de temas comuns como apocalipse, fim do mundo e viagem no tempo provam que, definitivamente, ainda não vimos tudo que o gênero de super-heróis tem a oferecer.

 

My Hero Academia (2016)

  • Baseado no mangá Boku no Hero Academia, de Kōhei Horikoshi.

Essa é outra excelente série animada que, ao invés de criar um universo em que os super-heróis “simplesmente existem”, delineia com muita inteligência como tudo isso seria organizado na vida real. O anime é uma das grandes referências do gênero, traz um protagonista que, apesar de não ter superpoderes, se esforça ao máximo para ser um grande herói. Se você ama super-heróis, mas sente que os múltiplos universos que se cruzam entre uma história e outra são muito complicados e te impedem de conhecer melhor o gênero, esse anime (e também o mangá!) é o ideal para você.

 

Misfits (2009)

  • A série é uma criação original de Howard Overman.

 Misfits é uma verdadeira raridade entre séries de super-heróis: conseguiu agradar tanto o público quanto a crítica especializada. E além disso, conseguiu ganhar um final digno de 5 temporadas, já que não foi cancelada (diferentemente das primeiras 3 ou 4 séries de nova geração da Marvel).

A série conta a história de cinco jovens condenados a prestar serviços comunitários que são atingidos por um raio, adquirindo superpoderes. Mas não se preocupe! Esses superpoderes não são apenas uma desculpa para a criação de um drama adolescente genérico, essa é realmente uma série de super-heróis que entrega muito mais do que promete!

 

E aí, gostou da lista? Esperamos que tenhamos conseguido te mostrar um outro lado do gênero de super-heróis com essas séries verdadeiramente incríveis. Da próxima vez, ao invés de se perguntar se assiste uma série “da DC ou da Marvel”, dá uma conferida no nosso site pra conferir mais indicações como essa!

você pode gostar também