Muita gente não sabe, mas a forma correta de escrever a letra G é esta

A letra 'G' é uma das consoantes do alfabeto que mais recebem variações na hora de ser escrita. Mas, afinal, qual é a forma correta de escrevê-la?

Hoje, trouxemos até você um teste  vindo  diretamente do alfabeto. Para isso, olhe atentamente para as diferentes letras “G” apresentadas na imagem a seguir e tente identificar qual delas está escrita corretamente.

Parece uma tarefa simples à primeira vista, mas a maioria das pessoas acaba sendo enganada pela sutileza dessa questão.

Quando aprendemos a escrever e começamos a traçar nossa própria caligrafia, algumas letras são desenhadas de formas diferentes: um A pode ter uma perna mais puxada, ou o J pode ter um traço maior ou menor.

Dentre as letras do alfabeto que costumam receber mais variações, está o G. Cada pessoa pode escrever de um jeito diferente, mas a maneira correta muitas vezes passa despercebida.  

Qual das opções abaixo é a correta ao escrever a letra G?

Imagem: Indy100/Reprodução

Um estudo feito por psicólogos da Universidade Johns Hopkins revelou que a maioria das pessoas não sabe que há duas formas de escrever a letra G em minúsculo.

Um deles se escreve com a cauda aberta, que escrito pela maioria das pessoas. Ele pode se assemelhar a um anzol no final de sua perna.  Depois, há o loop  “g” final. Isso pode ser visto em materiais impressos, como livros e jornais, e em fontes serifadas, como Times New Roman e Calibri.

O estudo, publicado pelo Journal of Experimental Psychology: Human Perception & Performance  teve a participação de 38 voluntários. Na pesquisa, os voluntários tinham que listar as letras que eles acreditavam que possuíam duas variações em sua forma impressa.  

No teste inicial, constatou-se que a “[…] maioria dos participantes não conseguiu se lembrar da existência do ‘g’ com rabo de laço”, enquanto apenas duas pessoas conseguiram escrever corretamente o G com rabo de laço.

“Eles não sabem exatamente como essa letra se parece, embora consigam lê-la”, disse a coautora Gali Ellenblum.

Além disso, os participantes receberam uma imagem (a que você viu acima), e eles tinham que indicar qual dos quatro itens trazia a forma correta de escrever a letra G.

O resultado da enquete mostrou que apenas sete pessoas de 25 voluntários responderam corretamente que é o item 1.

“O que acreditamos estar acontecendo aqui é que aprendemos as formas da maioria das letras em parte porque precisamos escrevê-las na escola. O ‘g’ com rabo de laço é algo que nunca nos ensinam a escrever, então podemos não aprender tão bem a sua forma”, disse ele.

“De forma mais geral, nossas descobertas levantam questões sobre as condições em que a exposição massiva produz, ou não, conhecimento detalhado, preciso e acessível”, afirmou Michael McCloskey, autor sênior do artigo.

você pode gostar também