Mistério das moedas: descoberta revela achado HISTÓRICO
Mais de 40 moedas foram encontradas e pertenciam ao século IX.
Recentemente, houve a grande notícia de que encontraram aproximadamente 44 moedas. Porém, os objetos não são comuns, mas, sim, do século IX! Até onde sabemos, Alfredo, o Grande, que era rei de Wessex, bem como Ceolwulf II, que era o rei da Mércia, usaram-nas naquela época.
O encontro dessas moedas sem dúvida vai revolucionar grande parte da história britânica como a conhecemos. Atualmente, elas têm valor estimado em 766 mil libras, o equivalente a R$ 4,8 milhões.
A história
No que se refere à história, Alfredo, o Grande, não via os vikings com bons olhos. Por isso, constantemente lutava contra eles e tinha-os como principais adversários.
Já Ceolwulf era manipulado pelos vikings. Mas, afinal, qual a relação entre eles e as moedas? Se olharmos bem, veremos que, dentre elas, haverá algumas com duas cabeças, fazendo referência aos dois grandes nobres.
Mas, mais do que isso, mostravam que havia um relacionamento, uma amizade e parceria entre os dois impérios. E, ao analisarmos as moedas, vemos que havia uma relação política entre os dois, que foi enfatizada pelo curador de Moedas Medievais e Coleções Viking no Museu Britânico, Gareth Williams.
“Juntos, os dois reis realizaram uma grande reforma da cunhagem, introduzindo moedas de prata de alta qualidade, com o desenho dos dois Imperadores simbolizando essa aliança, seguida de uma segunda cunhagem conjunta”, relata Williams.
De onde surgiram as moedas?
As moedas já estavam há bastante tempo em circulação, principalmente no mercado clandestino. Elas foram oferecidas a grandes nomes até chegarem a Ronald Blue, que possui grande fama de colecionador de moedas, o qual também atua como radiologista da Universidade de Michigan.
Contudo, no momento que recebeu a oferta, ele questionou a veracidade dos fatos e comentou com um dos especialistas que conhecia no Reino Unido. Ansiosos para saber a procedência, começaram a investigar minuciosamente. E constatou-se que eram as verdadeiras.
No entanto, as moedas não foram entregues às autoridades, o que acabou condenando a dupla que estava sob posse das moedas a 18 anos de cadeia. Tudo isso aconteceu no último dia 4.