Com fala polêmica, ministra do esporte incomoda jogadores profissionais

Ela chegou a comparar os treinos dos profissionais com os de Ivete Sangalo e afirmou que não vai investir na área.

A ministra do esporte, Ana Moser, recentemente teve uma de suas falas circulando na internet, fato que despertou grande interesse das pessoas, sejam aquelas que concordam ou não com as falas dela. A questão é que o pronunciamento incomodou algumas pessoas do meio esportivo eletrônico.

Em uma recente entrevista, Ana Moser revelou que não considera o eSport como algo que precise de investimento político, já que esse não é um esporte comum.

A ministra comparou, ainda, os treinos de eSports com aqueles feitos pela cantora Ivete Sangalo para seus shows. Claro que a fala e a comparação não agradaram a muitas pessoas, principalmente à comunidade que apoia o eSport.

Ana Moser é ex-jogadora de vôlei e já declarou seu pensamento a respeito do assunto outras vezes. Moser citou a ocasião de quando ela e outras atletas brasileiras lutaram juntas para que o esporte eletrônico não tivesse nenhuma abertura para ser incluído como esporte por lei.

A fala de Ana Moser em entrevista para o UOL foi a seguinte:

“A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. Mas o pessoal treina para fazer. Treina, assim como o artista.

Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música, ela é apenas uma artista que trabalha com entretenimento.

O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte.”

A ministra deixou claro que não investirá no esporte eletrônico e que não acha que isso deva causar tanta comoção assim, já que é fácil de compreender. Por mais que a ministra pense assim, existem pessoas influentes que consideram sua fala e atitude nada fáceis de entender. Uma delas é o jornalista, comentarista esportivo e maior streamer atualmente, Casimiro Miguel, mais conhecido como Cazé. Ele disse:

“Ah, eu acho que esports é batata frita. Show! Mas tu reconhece a grandeza? Sabe do que está falando? Então beleza. Não foi o caso dela.” 

Casimiro afirmou ainda:

“O comentário foi grotesco e grosseiro, na minha opinião, porque parecia que não sabia o que estava falando. Ah, o eSport não é imprevisível. Não sabe o que está falando. Esse comentário, só esse,  já é uma m****.”

Ele ainda continuou seu argumento ressaltando que o eSport precisa, sim, de investimento e precisa ser melhor considerado.

A fala de Moser, segundo ele, foi desrespeitosa e arcaica, já que o pensamento não demonstrou a imparcialidade que o sistema tem de demonstrar ao tomar algumas decisões importantes, e essa é uma delas.

Casimiro não foi o único. Outros famosos do mundo do eSports também criticaram a fala da ministra. Nobru (proprietário do “fluxo” organização de esportes eletrônicos) e Gustavo “Sacy” (campeão brasileiro de “League of Legends“) também se pronunciaram:

Jaime Pádua também deixou seu pronunciamento:

Outros famosos do meio também deixaram implícitos seus pensamentos sobre o assunto, e alguns até destacaram que não esperavam o contrário de pessoas que não entendem do assunto.

Em contrapartida, muitas pessoas também estão apoiando os pensamentos e convicções da atual ministra.

você pode gostar também