Minissérie da HBO, ‘Watchmen’, é detonada por seu criador; saiba mais
Alan Moore escreveu uma carta 'hostil’ para o showrunner de 'Watchmen', Damon Lindelof, e pediu que ele nunca mais o contatasse. Saiba mais!
Talvez, atualmente, Alan Moore possa ser o escritor de quadrinhos mais aclamado ainda em vida, com um currículo incrível que inclui alguns marcos culturais, como “Watchmen“, “V de Vingança” e a aclamada história do Homem de Aço, “Whatever Happened to the Man of Tomorrow?”. Ele também é notavelmente meio que desinteressado por qualquer adaptação que seja feita sobre o seu trabalho e é capaz de dizer isso para qualquer um.
De acordo com uma entrevista recente na GQ, Alan Moore chegou ao ponto de enviar uma carta a Damon Lindelof dizendo, em termos bem claros, que não queria ver mais nada relacionado à minissérie da HBO que é baseada em “Watchmen”, acrescentando ainda que jamais Lindelof deveria procurá-lo novamente.
Ao que tudo indica, Alan Moore recebeu um pacote que continha uma espécie de avental de churrasco azul com um símbolo de hidrogênio na frente, o que presumivelmente seria uma referência ao Doutor Manhattan de “Watchmen”. No pacote, havia ainda uma carta de Damon Lindelof a quem ele se refere como o “showrunner da adaptação de televisão de ‘Watchmen’”.
Moore disse que não estava ciente da referida adaptação naquele momento e achou o tom neurótico e divagante da carta de muito mau gosto. Ele também comentou:
“Voltei com uma resposta muito abrupta e provavelmente hostil dizendo a ele que eu achava que a Warner Bros. estava ciente de que eles nem nenhum de seus funcionários não deveriam entrar em contato comigo novamente por qualquer motivo.
Expliquei que havia repudiado o trabalho em questão e, em parte, porque a indústria cinematográfica e a indústria de quadrinhos pareciam ter criado coisas que não tinham nada a ver com meu trabalho, mas que seriam ser associados a ele na mente do público. Eu disse: ‘Olha, isso é embaraçoso para mim. Eu não quero nada com você ou com seu show. Por favor, não me incomode novamente’.”
Dado que Damon Lindelof é considerado um dos produtores e escritores de televisão mais poderosos do mundo, é bem surpreendente que alguém o rejeite em um tom tão hostil como esse. Pelo menos, esse seria o caso de qualquer um, exceto Alan Moore, que tem sido bem aberto sobre sua desilusão e antipatia pelas indústrias de quadrinhos e cinemas por muitas décadas.
Embora ele pareça também ser bem rabugento, é válido dizer que ele tem sido um defensor vocal dos direitos dos artistas na indústria de quadrinhos que, historicamente, não tem sido muito equitativa para as pessoas que criam esse tipo de conteúdo.
A série “Watchmen”, da HBO, criada por Damon Lindelof, foi aclamada pela crítica e pelo público, mas aparentemente tudo indica que ele entendeu a mensagem, já que Alan Moore não recebeu os créditos por isso.