Minerais mais RAROS do mundo são encontrados em Mianmar

Dois minerais extremamente raros, frutos de um acontecimento de cerca de 200 milhões de anos, foram encontrados em Mianmar. Veja quais são esses minerais!

Estudos geológicos apontam que existem cerca de quatro mil minerais no mundo, mas à medida que o tempo passa, descobrem novos minerais, que entram para a família de pedras preciosas.

Os minerais são um conjunto de elementos que formam as pedras mais preciosas que conhecemos. Isso inclui ferro, estanho, manganês, ouro, cobre, dentre outros.

Existem condições muito específicas para que essas pedras preciosas possam surgir na natureza, por isso o valor é tão inestimável. Muitos se tornaram grandes colecionadores desses elementos, já outros costumam usá-los como um adorno.

Alguns minerais se destacam mais que outros, sendo muito valiosos e raros em toda sua composição e beleza. A seguir, confira alguns dos minerais mais raros já encontrados até hoje!

Mineral mais raro da Terra

O mineral mais raro da Terra foi encontrado em 2015, em Mianmar, com apenas um exemplar e nome muito diferente.

Imagem: Mega Curioso/Reprodução

O nome é Kyawthuita e o arranjo químico é o que o torna mais raro. A combinação e as estruturas cristalinas perfeitas o tornam sem igual, de fato.

Em sua composição, encontramos a fórmula química Bi3+SB5+O4 (bismuto, antimônio e oxigênio). Desse modo, a composição faz o mineral ter uma cor um pouco semelhante ao do âmbar. Embora sua composição o faça ser tão especial, alguns dos componentes não são tão raros assim.

O bismuto e o antimônio são bem espalhados pelo manto terrestre, mais comuns até que a prata e o ouro. Entretanto, a perfeita locação de pressão, temperatura e tempo é que faz desse mineral algo tão raro. Caso um desses não fosse exato, a combinação não resultaria nesse admirável mineral.

Região onde encontraram o Kyawthuita

O mineral Kyawthuita foi encontrado onde hoje é a Índia e o Sul da Ásia, como resultado da separação do supercontinente Gondwana, que existiu há 200 milhões de anos.

Essa separação originou uma nova configuração geológica e, a partir disso, proporcionou condições perfeitas para a origem de novos minerais. Isso porque contava com alta pressão e temperatura, além da mistura concisa dos átomos da região, ocasionando de temperaturas irregulares a temperatura ambiente, ideal para a formação de minerais raros.

Nessa mesma região, inclusive, encontraram a painita, que é o segundo mineral mais raro da Terra. Isso porque mais outras duas amostras já foram encontradas depois da primeira, em 1952.

Painita

Imagem: Pinterest

A painita ainda causa mais espanto em sentido positivo, porque sua composição envolve o boro e zircônio, o que poderia ser muito comum por se tratarem de elementos naturais, mas não é! Uma vez que só é possível encontrar o boro e zircônio na painita.

A região de Mianmar certamente é muito valiosa, não só por suas pedras preciosas, mas também por concentrar em suas terras muitas “pistas” históricas sobre o passado de nosso planeta. Isso porque no país também encontram muitos fósseis que ajudam em pesquisas arqueológicas.

E é por esses motivos que o governo e as organizações de direitos humanos estão sempre com os olhos voltados para a região, à procura de garantir a segurança das terras e evitar os abusos ao meio ambiente rico de Mianmar.

você pode gostar também