Achado inesperado: nos Estados Unidos, criança encontra dente de tubarão extinto

Espécie faz parte do imaginário popular em filmes e livros.

Os tubarões fazem parte da cultura popular há algum tempo, protagonizando filmes, desenhos animados e até mesmo livros. Esses animais contam com diversas espécies, sendo o tubarão branco uma das mais populares e temidas. Isso porque o gigante carnívoro pode alcançar até seis metros de comprimento e pesar 1.100 kg!

No entanto, existem outros muito maiores, mas que foram extintos há milhares de anos. É o caso do megalodonte, cujo fóssil foi encontrado por uma criança nos Estados Unidos.

Um achado inesperado

A menina de 9 anos, chamada Molly Simpson, achou o fóssil de dente de tubarão extinto nos Estados Unidos. O megalodonte, uma espécie que os cientistas estimam ter vivido entre 2,3 e 3,6 milhões de anos atrás, podia chegar a 15 metros de comprimento e pesar mais de 60 toneladas. Isso deixou a futura paleontóloga muito curiosa e feliz com o achado.

fóssil de Megalodonte
Foto: Reprodução

O dente de quase 13 centímetros foi entregue ao Museu Marinho de Calvert, em Maryland. A região é bem famosa pela descoberta de outros fósseis, mas geralmente em tamanhos menores, o que faz com que milhares de famílias passem um tempo procurando por eles na praia.

Ainda assim, não é tão fácil encontrar esses itens, tendo em vista que, devido à sua composição de cartilagem, em vez de ossos, os fósseis de tubarão são muito mais raros que os outros.

Por esse motivo, após receber o “presente” de Molly, o museu publicou as imagens em seu perfil do Facebook. No post, comentou sobre o material e o programa que incentiva que as pessoas levem novos fósseis à instituição:

“Adoramos ver e ouvir sobre os tesouros que vocês encontram ao longo da costa. A novidade em 2023 é o nosso programa First Fossil Friday, que acontece hoje! Na primeira sexta-feira de cada mês, convidamos o público a trazer suas descobertas ao museu para serem identificadas pela equipe, das 13h às 16h30.”

você pode gostar também