Metaverso? Não! Bill Gates defende nova tecnologia; saiba qual

Considerado uma das apostas do século, o metaverso não é a principal novidade da tecnologia em ascensão. Ao menos não para Bill Gates.

O fundador da Microsoft, Bill Gates, considerado como um dos homens mais ricos do planeta, entende de tecnologia como ninguém. Para ele, a novidade tecnológica responsável pela mudança do mundo nos próximos anos vai ser a inteligência artificial e o seu aprimoramento que segue em desenvolvimento.

Conversa no fórum do Reddit aponta opinião de Bill Gates

Pode parecer estranho, mas Gates mantém uma conta ativa no Reddit, na qual ele interage diretamente com outros usuários. Em uma dessas conversas, ele defende – diferente do que muitos dizem – que o metaverso e a web3 são revolucionários, porém a inteligência artificial é aquela que irá mudar o mundo por completo.

Para Bill, esta tecnologia pode ajudar de maneira significativa algumas áreas da saúde e educação. Por exemplo: no combate à desnutrição e anemia, bem como no auxílio de mulheres grávidas buscando hospital com antecedência.

A resposta de Gates no fórum vai de encontro ao investimento no metaverso feito por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook e atual CEO da Meta. A ideia sempre foi criar um universo inteiramente digital, no qual as pessoas se conectam para trabalhar e interagir.

Inteligência artificial está em ascensão; ChatGPT ajuda

Ela está em expansão quando se fala em software e tecnologia. Um exemplo disso é a criação do ChatGPT, um chatbot da OpenAI, que promete se tornar um mecanismo de interação real entre máquinas e seres humanos.

Mas as inovações da inteligência artificial não se restringem apenas às atividades cotidianas. Hoje, busca-se desenvolver um sistema de IA para atuar como advogado de defesa em casos de tribunais dos Estados Unidos.

A justificativa para a criação voltada ao mundo jurídico é a dificuldade para preparar a defesa, bem como os métodos arcaicos relacionados a ela. Também visa auxiliar o réu em tempo real durante o interrogatório feito pelo juiz.

Na China, o Exército Popular de Libertação faz uso da IA para simular operações de invasão em Taiwan por meio de jogos de guerra. O objetivo é conseguir rastrear navios da marinha dos Estados Unidos e conseguir implementar medidas contrárias com a ajuda da tecnologia.

Para Gates, o uso da IA deve ser aplicado na fundação para produzir conteúdos inovadores com potencial de auxiliar a humanidade.

você pode gostar também