MENTIRAS: 8 inverdades que os pais conta quando se é criança

Pais de filhos pequenos recorrem com frequência a algumas mentiras para que as crianças obedeçam e façam o que eles querem.

Um hábito comum entre os pais de filhos pequenos é se amparar em mitos e mentiras para conseguir que as crianças fiquem obedientes.

Com certeza, você ouviu algo da sua mãe ou pai na infância e que, anos depois, já adolescente ou adulto, percebeu que não era verdade.

Essas pequenas mentiras do dia a dia, muitas vezes, seguem a lógica da causa e consequência para evitar determinados hábitos. Com medo do que pode ocorrer, os pequenos aceitam o que foi dito sem questionar muito.

Nas linhas abaixo, vamos mostrar oito mentirinhas que os pais costumam contar aos filhos. Acompanhe e perceba como todos recorrem aos mesmos artifícios.

Quem nunca contou uma mentira, que atire a primeira pedra – Imagem: Internet/Reprodução

1. Se você fizer xixi na piscina, ela ficará vermelha

Para evitar que os pequenos urinem na piscina, os pais costumam dizer que ela ficará vermelha ou de uma cor diferente, caso isso aconteça. Nos Estados Unidos, por exemplo, pesquisas já atestaram a eficácia desse mito.

A mentira é tão assertiva que, mesmo quando já adultos, 50% dos norte-americanos ainda acreditam que existe um corante de detecção de urina. Na prática, porém, não é bem assim.

2. Sentar muito perto da TV prejudica os olhos

Apesar de muito difundida, tal máxima ainda não foi confirmada pela ciência. Não existem, portanto, evidências de que se sentar muito perto da televisão é algo que danifica a visão.

3. Se você fizer careta, seu rosto vai congelar

Fique tranquilo, essa é apenas uma mentirinha dos pais. Seus músculos faciais têm uma boa elasticidade, logo seu rosto voltará ao normal logo em seguida.

4. Os cachorros enxergam em preto e branco

Ao contrário dessa crença, os cães têm uma visão colorida, mas em um nível menos avançado do que os seres humanos.

5. É impossível alguém lamber o próprio cotovelo

Sabe aquele desafio para ver quem consegue lamber o próprio cotovelo? Então, os pais costumam dizer que é algo impossível, mas, claro, há pessoas muito flexíveis que conseguem executar isso com tranquilidade.

6. Se você tocar em um sapo, você terá verrugas

Cuidado com os sapos, dizem os pais. O medo de contrair ferimentos e verrugas é, constantemente, associado ao animal.

Na verdade, se isso acontecer, saiba que a causa é um vírus que pode ser encontrado por aí e não tem relação com a pele do anfíbio.

7. Um ano canino equivale a sete anos humanos

A idade máxima de um cachorro gira em torno de 15 anos humanos, conforme estudos, e dependendo da raça também.

8. O consumo de doces gera espinhas na cara

A origem da acne não está diretamente ligada a doces e alimentos gordurosos. O que eles podem causar é uma inflamação no corpo, e isso pode, potencialmente, gerar erupções na pele.

você pode gostar também