Crescer pode não ser tão legal assim, entende Mastodon
O crescimento exponencial da rede social pode acabar derrubando-a; confira o motivo.
Mastodon é uma rede social criada em 2016 que recebeu um boom no número de contas, quando chegou a 2 milhões de usuários, em outubro de 2022. A rede funciona como uma espécie de fórum que segue a “lei de murici”, ou seja, um cuida do outro, onde cada grupo possui um administrador (voluntário) que mantém a ordem nas comunidades e este é responsável por aplicar penalidades nos usuários que violam as regras.
Por isso, já podemos perceber que, com o crescimento da rede social, os administradores ficarão sobrecarregados, o que pode ser o declínio do Mastodon.
Os administradores poderão pular fora da rede
Sendo uma rede social convencional e que lembra bastante o Twitter, o Mastodon permite que seus usuários publiquem pequenos textos de até 500 caracteres, além de fotos, vídeos, envio de DMS e outras funcionalidades desse tipo.
Com isso, após seu lançamento, em 2016, os desenvolvedores vêm observando um crescimento exponencial. Inclusive, no mês de outubro de 2022, a rede deu um boom que alcançou a marca de 2 milhões de usuários ativos.
Mas a verdade é que, devido ao seu formato de administração, em que administradores voluntários mantêm a ordem dos grupos e podem até penalizar os usuários que violem as regras, o crescimento desenfreado da rede vem se tornando uma problemática enorme, haja vista os administradores não serem o suficiente para controlar os grupos de forma efetiva.
Essa sobrecarga relativa aos administradores vem os deixando bastante insatisfeitos, bem como os outros usuários tradicionais da rede, por conta da falta de controle e de penalidades; em suma, os novos usuários da plataforma estão a transformando em uma verdadeira terra sem lei.
Tendo em vista essa problemática, caso a rede permaneça com esse tipo de funcionamento, só será possível avistar dois caminhos: o primeiro é que ela perderá seus usuários tradicionais, e o segundo é que ela vai parar de crescer.
Ou seja, em ambos os caminhos, Mastodon sairá perdendo.