Confira alguns mitos sobre eletrônicos que você acreditou a vida inteira

Confira os principais mitos sobre os eletrônicos que você sempre acreditou! Aposto que você não sabia que não passava de uma farsa

De tanto repetirmos algumas ações, elas acabam se tornando verdades absolutas, se não forem esclarecidas devidamente. A tecnologia não é exceção. Sendo assim, agora listaremos alguns mitos que muitas pessoas acreditam serem verdades, juntamente com o esclarecimento de especialistas na área.

Leia mais: Dicas para evitar ser banido do WhatsApp

• Notebook não gasta energia quando em standby

Falso! O gasto de energia é apenas retardado no momento em que o usuário faz uma pausa, sendo assim, ele continua consumindo energia, porém, em menor quantidade. É o que Luiz Henrique Ostrovski relata.

“O computador mantém um fornecimento baixo de energia para que seus componentes, como memória RAM, e dispositivos conectados às portas USB continuem funcionando”, explica Luiz Henrique Ostrovski, coordenador de produtos da Positivo Tecnologia.

• Aparelho na tomada vicia a bateria

Falso! Deixar constantemente ligado na tomada não causa danos à bateria. De acordo com Elton John Bonfim, especialista de Produtos da Vaio na Positivo Tecnologia, explica.

“Como as baterias atuais de íon-lítio ou lítio-polímero não sofrem sobrecarga, quando estão com 100% de capacidade, o notebook começa a ser alimentado diretamente pelo cabo, em um processo chamado by-pass. Assim que a bateria tem uma leve descarga, começa a ser carregada novamente”, segundo Elton.

Contudo, mesmo que não ocorra alguma danificação, a bateria possui uma vida útil, logo, com o passar do tempo, é natural que o aparelho não funcione com total capacidade de carga.

E, para finalizar, foi afirmado pelo especialista que a ideia da “bateria viciada” foi um problema que já ficou no passado, pois os novos modelos não possuem mais a história de que ficarão viciados caso estejam constantemente conectados.

• Usar um carregador de outra marca prejudica o celular

Depende. Esta é uma afirmação que está mais ligada à qualidade presente na hora de fabricar o carregador, do que o fato de ser outra marca.

Contudo, a utilização de carregadores falsos e de qualidade inferior causar danos nos dispositivos e, até mesmo, em seus donos, mas há empresas confiáveis no mercado atual, as quais fornecem produtos parecidos com os originais.

“Os consumidores podem encontrar no mercado carregadores de alta qualidade, inclusive superiores aos produzidos pelas fabricantes de smartphones”, comenta Gustavo Massett, gerente de Produtos da Anker.

• Não pode deixar o celular perto do computador

Falso! Nem é preciso muito esclarecimento quanto a este ponto, no entanto, para aqueles que acreditam nesta falácia, podem ficar tranquilos pois é mentira. As ondas magnéticas emitidas pelos notebooks e celulares é muito baixa para causar algum dano.

Conforme a visão de Camilo Stefanelli, CEO da Compaq no Brasil, o único problema que pode vir a ser encontrado sobre deixar o celular próximo do notebook é a transferência de calor entre eles.

“Para evitar, basta não posicionar o celular em cima do carregador do notebook, por exemplo. Fora isso, é totalmente seguro”, afirma Stefanelli.

você pode gostar também