Madonna rejeita ideia de hologramas e IA após a sua morte; veja o que a cantora falou
Parece que Madonna não quer sua imagem veiculando por aí com inteligência artificial. Veja as regras impostas pela artista.
No último dia 24 de junho, Madonna foi internada às pressas na UTI devido a uma infecção bacteriana, depois de ser encontrada desacordada em sua residência em Nova York, nos Estados Unidos.
A cantora e atriz já está se recuperando em casa, mas, após o susto, decidiu estabelecer diretrizes claras para as gravadoras e os empresários da indústria musical sobre o uso de sua imagem após sua morte.
A decisão tem como base alguns pontos, uma vez que muitos artistas já falecidos estão ganhando destaque cada vez maior com Inteligência Artificial (IA) e Deep Fakes espalhadas por aí, abrindo debates sobre a questão ética e moral que esse ato carrega. Um claro exemplo disso mais recentemente foi uma propaganda da Volkswagen que usou inteligência artificial para trazer Elis Regina cantando ao lado de Maria Rita.
Foto: VEJA/Reprodução
O que Madonna decidiu sobre o uso de IA e hologramas de sua imagem?
De acordo com o jornal The Sun, a cantora Madonna realizou uma reunião com executivos de gravadoras e empresários da indústria musical, deixando claro quais são suas expectativas em relação ao que pode ser feito com sua imagem após sua morte.
De acordo com uma fonte citada pelo jornal, Madonna se recusa a permitir que empresários gananciosos usem sua imagem da mesma forma como aconteceu com outros artistas, como Whitney Houston e a banda Abba, que tiveram uso de hologramas.
A fonte acrescentou que a Rainha do Pop dedicou toda a sua vida para se manter relevante na cultura e não vai permitir que todo o seu trabalho seja manchado. Além disso, Madonna também tomou a decisão de dividir os direitos de suas músicas entre seus seis filhos e seu empresário, Guy Oseary.
Sobre a saúde da cantora
Embora detalhes específicos sobre a infecção bacteriana não tenham sido divulgados publicamente, a situação gerou preocupação entre os fãs e seguidores de Madonna.
Apesar do susto e da necessidade de cuidados médicos, a boa notícia é que Madonna está em processo de recuperação e continuará a receber acompanhamento médico para garantir sua saúde e seu bem-estar.