Lei europeia pressiona Apple à adaptação de entradas para USB-C
União Europeia implementa nova lei que entrará em vigor em breve e que pode comprometer os modelos dos futuros aparelhos da Apple. Saiba mais!
O Parlamento Europeu votou nesta semana por uma nova lei que eventualmente exigirá que todos os telefones celulares vendidos na União Europeia tenham uma entrada USB-C para carregar o aparelho com fio.
Isso significa que a Apple provavelmente será compelida a remover o conector Lightning, que já está a mais de dez anos em seus smartphones, para atualizar para USB-C (ou oferecer gratuitamente), caso queira continuar vendendo smartphones neste ramo.
No entanto, este movimento não é exclusivo da União Europeia. No final de junho de 2022, no Brasil, a Anatel lançou uma consulta pública sobre a mesma proposta, de tornar obrigatórios os carregadores USB-C para todos os smartphones vendidos no país, o que comprometeria também os iPhones da Apple.
Com tal medida, o foco da União Europeia é reduzir o lixo eletrônico. Se mais aparelhos forem compatíveis com os mesmos cabos, o Parlamento Europeu acredita que menos aparelhos eletrônicos e carregadores serão descartados.
Eles estimam que 11 mil toneladas de carregadores descartados, que não são utilizados, acabam parando em aterros sanitários. A iniciativa visa ainda a poupar 250 milhões de euros para os consumidores que podem reutilizar os seus carregadores.
O jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, também já espera que a Apple seja forçada a trocar entradas nos dispositivos. A nova regulamentação da União Europeia é tecnicamente uma emenda à Diretiva de Equipamentos de Rádio, mas ainda não foi formalmente aprovada.
A legislação sobre carregadores comuns ainda precisa ser assinada pelo Conselho da União Europeia e publicada no jornal Oficial da UE. A partir daí, a lei deveria entrar em vigor 20 dias depois.
Afinal, quando a Apple terá de mudar a entrada dos smartphones?
Pelo menos no caso europeu, o mais próximo de a lei entrar em vigor, é de no mínimo dois anos, sendo que esse período é destinado a facilitar a transição para um padrão USB-C. De acordo um comunicado de imprensa do Parlamento Europeu, isso significa que as novas regras iriam afetar diretamente a Apple até o final de 2024.
Embora não seja imediatamente necessário, parece que a Apple planeja mudar para USB-C em iPhones há algum tempo. Em maio de 2022, em um relatório de Mark Gurman, vazou a informação de que a empresa estava testando um novo iPhone com uma porta USB-C e um adaptador Lightning para o novo padrão.
No entanto, a Apple poderá se adaptar a novas regras muito antes do exigido pela União Europeia (já na próxima geração do iPhone 15, talvez?). Por outro lado, a empresa ainda pode optar por minimizar as mudanças estruturais de hardware e focar na distribuição gratuita de adaptadores Lightning para USB-C diretamente na caixa do celular, como já aconteceu na Europa.
O analista de mercado Ming-Chi Kuo sugeriu recentemente que a Apple pode estar pronta para fazer essa mudança em 2023 (quando provavelmente lançará o iPhone 15). Mark Garman, da Bloomberg, diz que 2023 é o momento “mais cedo” para que a empresa possa começar.
De qualquer forma, a Apple parece destinada a abandonar o seu conector e finalmente se adaptar ao padrão USB-C para smartphones.