Lavou, tá nova? ESTA é a frequência ideal para lavar roupas se quiser que durem mais

Nem toda roupa deve ser lavada logo após o uso. A higienização excessiva pode fazer com que a peça estrague mais rapidamente. Veja as dicas que preparamos.

Com que frequência você coloca suas roupas para lavar? A higienização correta das peças é importante tanto para que elas se mantenham conservadas quanto para a nossa saúde.

No entanto, lavá-las demais pode acabar dando efeito contrário e prejudicando o tecido. Mas isso não significa que você deva deixar esse cuidado de lado. O ideal é saber exatamente quando higienizar cada peça.

De um modo geral, quanto mais lavamos uma peça, mais contribuímos para o seu fim. Mas sabemos que nem toda roupa pode ser utilizada mais de uma vez: calcinhas e cuecas são um ótimo exemplo disso. Por isso, a regra principal para manter as peças higienizadas, sem exagerar na dose, é o bom senso.

Quando lavar a minha peça?

Para facilitar na hora de decidir se a roupa precisa ou não ser lavada, criamos um guia prático para você. Confira!

Short, saia e calça jeans

Mesmo sendo um tecido resistente, o jeans não deve ser lavado com frequência. O ideal para essas peças é higienizá-las apenas quando apresentarem odores ou mesmo alguma sujeira evidente.

Camisa

As camisas, camisetas, t-shirts e semelhantes seguem uma regra semelhante à dos jeans. O ideal é lavá-las apenas quando o cheiro estiver desagradável ou se, por algum motivo, a peça manchou.    

Jaquetas

Jaquetas, casacos e peças mais resistentes não costumam entrar em contato direto com o nosso corpo. Por isso, a lavagem pode ser ainda mais espaçada. Se a roupa não apresentar nenhum cheiro desagradável ou mancha visível, então ela pode ser usada mais vezes.

Vestido

Para essa peça, que é a cara do clima tropical do Brasil, vale a mesma regra. Se o cheiro não estiver bom, ou se houver alguma mancha, lave. Caso contrário, repita o look sem medo.

Pijamas

O ideal é que sejam lavados a cada três usos. Isso acontece porque é comum suarmos durante o sono, o que pode causar acúmulo de fungos e bactérias no tecido. O mesmo vale para o sutiã.

Peças íntimas

Calcinhas e cuecas devem ser lavadas após cada uso. É importante que essas peças sejam higienizadas da forma correta e com bastante atenção.

A forma de lavar também conta

Não adianta saber o tempo correto para lavar cada peça e fazer o processo da forma errada. É imprescindível seguir as instruções contidas na etiqueta a fim de evitar a danificação do tecido.

Algumas peças demandam uma lavagem mais leve, outras precisam ser higienizadas à mão. Por fim, algumas necessitam da lavagem a seco, enquanto que outras podem ser limpas na máquina de lavar sem grandes problemas.

O ideal é conferir todas as informações do fabricante e criar uma rotina adequada de higienização para que suas roupas durem mais!

você pode gostar também