Jogos de tiro têm atraído principalmente o público masculino, revela pesquisa feita no Brasil
Uma pesquisa realizada entre jogadores brasileiros de games eletrônicos revela que jogos de tiro têm atraído mais o público masculino e afastado o feminino.
Os esportes eletrônicos, ou eSports, têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos, atraindo um público diversificado de jogadores e espectadores.
No entanto, quando olhamos para os jogos de tiro, como “Counter-Strike” e “Rainbow Six”, notamos uma tendência preocupante: o público desses jogos ainda é predominantemente masculino.
Homens são maioria entre jogadores de ‘games de tiro’
Imagem: DRAFT5/Reprodução
A Pesquisa Game Brasil (PGB), responsável por mapear perfis de consumo no mundo dos jogos há uma década, investigou a comunidade brasileira de eSports.
Os resultados revelam que os esportes eletrônicos ainda são majoritariamente consumidos por homens, especialmente no PC. Carlos Silva, coordenador da PGB, destaca que certos jogos contribuem para essa disparidade de gênero.
Além disso, a pesquisa indica uma queda no consumo de eSports em dispositivos móveis, influenciada pela diminuição da popularidade do jogo “Free Fire”, o que também afeta o perfil dos jogadores no Brasil.
“Quando você separa por plataformas, no smartphone as mulheres ainda tem uma presença substancial, mas quando a gente pega o perfil do PC gamer temos mais homens. E aí por isso que a gente fala, né? Boa parte dos eSports ainda estão no PC. Então, quando você faz a quebra por produto por jogo, você começa a entender alguns números”, explicou o coordenador da PGB.
Mesmo com os resultados mostrando que o público masculino é predominante, o coordenador Mauro Berimbau sugere que as mulheres fazem parte de uma parcela considerável entre o público gamer. Para ele, existe um mercado de oportunidades para empresas de games atenderem ao público feminino.
“Você olhar as oportunidades e o percentual de mulheres que estão hoje nos games e trazer isso para os esportes, por exemplo, são movimentos importantes, né? A gente fala de projeto de jogos e campeonatos que valorizem o público feminino exatamente pra transformar esse ambiente cada vez mais.”
Através dos dados coletados, é possível identificar as características específicas de cada público. Por exemplo, a pesquisa revela que o “Counter-Strike” atrai um público mais maduro e predominantemente masculino, enquanto o “Free Fire” possui um equilíbrio entre homens e mulheres.
Essas informações são extremamente valiosas para os envolvidos no cenário dos eSports, permitindo que compreendam melhor seu público-alvo e ajustem suas estratégias de acordo.
“São coisas importantes que, potencialmente, podem ajudar todos os times. ‘Vou tentar posicionar nossa marca, vou levar aos patrocinadores para tentar fazer algo para as nossas mulheres torcedoras’, por exemplo. É pensar em estratégias”, conclui Berimbau.