Japoneses criam máquina que vai facilitar a previsão de tsunamis no país

O Japão é pioneiro em relação às inovações tecnológicas.

O Japão é um país extremamente desenvolvido, ainda mais quando o assunto é tecnologia e inovação. Podemos afirmar que os japoneses estão à frente de seu tempo quando desenvolvem novas ferramentas tecnológicas.

Recentemente, os japoneses desenvolveram uma máquina capaz de conseguir fazer previsões de tsunamis em apenas alguns segundos.

O intuito dessa nova tecnologia é evitar maiores impactos no país, ainda mais por conta da chegada destes desastres naturais, além de proteger toda a população japonesa que vive no país.

A tecnologia “Machine Learning” (ou “aprendizado da máquina”, em português) consegue monitorar os movimentos das placas tectônicas através de seus sensores e, com isso, é possível prever a chegada destes fenômenos.

Conheça um pouco mais a seguir!

A nova criação tecnológica japonesa

Um dos grandes desastres envolvendo tsunamis no Japão ocorreu em 2011, deixando mais de 18.500 mortes. A região em que o país está localizada no mapa é bastante conhecida por ser alvo de ataques de desastres naturais. Por este motivo, esta nova invenção japonesa se torna tão necessária.

Tsunami de 2011 no Japão. Foto: CECAR/CC BY 2.0

Com a máquina reconhecendo, em segundos, a chegada desses fenômenos no país, fica mais fácil emitir alertas para a população com o objetivo de que as pessoas consigam evacuar as áreas de risco com mais rapidez.

A criação poderá fazer com que o número de mortes causados por estes incidentes reduza significativamente nos próximos anos.

Os responsáveis por esta invenção são os cientistas do laboratório RIKEN, que fizeram com que a Machine Learning conseguisse detectar a chegada de terremotos e tsunamis.

Atualmente, o sistema de previsão utilizado no país detecta a chegada destes acontecimentos em 30 minutos. Porém, em 2011, o tsunami que ocasionou inúmeras mortes chegou depois de 45 minutos do terremoto ter passado pelo país.

A criação possui 150 sensores, que ajudam a captar as movimentações das placas tectônicas. Os cálculos para estas previsões são feitos a partir de equações não-lineares.

Mais de 480 situações hipotéticas validaram a eficácia da máquina, além de contar com três dados de tsunamis reais. Segundo os pesquisadores, a máquina ainda pode ser melhorada, mas esta novidade, já é um grande avanço para o país.

você pode gostar também